Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


segunda-feira, 11 de julho de 2011

Benfica e Futebol - Um desconto por favor!

Falar de futebol nesta altura da época desportiva é falar do pouco que se pode ver e falar muito do que pretendem que se fale. A informação, muita e falsa que vamos lendo ou ouvindo é feita com base em possíveis verdades e muita especulação.

Fazer qualquer previsão com o que se vê pode ser prematuro, mas a verdade é que época após época os erros repetem-se e aí, já não é falar-se de especulação mas é falar da ausência de princípios de gestão desportiva.

Observar o Benfica no 2.º jogo da pré-época, independentemente do resultado, é quase como ter um pequeno pesadelo. A algumas semanas de iniciar a época logo com dois jogos que podem decidir e muito 2011/12 e verificar que da defesa que tem jogado e treinado, não estão lá os potenciais titulares. E se existem dois que estão e já sabíamos que iam estar na Copa América, verificar que Fábio Coentrão foi vendido - e já se sabia que ia ser vendido quase desde do início da época passada – e ainda andamos a ver qual será o melhor reforço ou então o discurso dos jogos de paciência para ver se conseguimos adquirir este ou aquele jogador por um preço menor…é um preço que não tem saído barato nas últimas épocas.

Muita aquisição, jogadores que regressaram com esperança mas que não irão ficar com quase toda a certeza, era preferível treinar um plantel mais curto e fomentar a coesão do que andar a dispersar em tiros para o lado.

Jorge Jesus tenta fazer o seu melhor e acredito na sua competência. Mas…a época começou agora no papel, porque na prática já devia estar a ser preparada há muito tempo! Meses ou um ano! Jogadores que podem chegar e que acrescentem talento, sim senhor. Mas…a equipa é mais do que talento, é coesão, cooperação, compromisso, muito mais, mas sempre com muita organização!

35 comentários:

PJS disse...

Artigo brilhante! Por estas e por outras, não renovei o cativo. Manterei a coerência até ver Luz ao fundo do túnel...

Abraço

PJS

Rui Lança disse...

Obrigado, mas tens de renovar! Como vai ser depois?! Devíamos ir para lá...

pjorgenunes disse...

Se realmente fôr para fazer o jogo do adversário e, como no ano passado com a campanha que se criou na pré-época e início de época, com apupos a alguns jogadores com espoente máximo no Roberto (que até esteve depois muitos jogos seguidos sem sofrer golos...), mais vale apoiar remotamente.

Rui Lança disse...

A questão Caro Jorge Nunes,

é a questão do planeamento. Apoiar quando estou no estádio, claro que sim. mas não achará estranho ainda hoje não termos defesa esquerdo? Quando se fala tanto de médios (no caso de ser verdade, claro está). E falta na minha opinião um avançado para quando o Cardozo estiver naquela onda de ausência dos jogos.

Obrigado pelo feedback!

Paulo Mateus Nunes disse...

Eu cá vou apoiar o SLB de qualquer maneira. Independentemente de eventuais erros já não podemos voltar atrás e como tal ;)
A equipa está a treinar hà menos de duas semanas creio eu...

Rui Lança disse...

Caro Paulo,

Repito que é uma questão do planeamento. Não acha estranho ainda hoje não termos defesa esquerdo? Só para dar um exemplo.


Cumprimentos,!

Fernando Azevedo disse...

Viva Rui, é bom observar alguma consciência da realidade, e não viver ilusões de pré-época.

Rui Lança disse...

Pois, concordo, não acho que seja tudo mau, mas considero que se podia estar bem melhor. É um mal transversal...

Fernando Azevedo disse...

"... e não te esqueças que eu sou do FCP ;) abraço"

José Miguel disse...

Boas,começo pela epoca passada Benfica favorito tinha sido campeão,Porto uma incognita e ainda por cima com a desconfiança dum treinador chamado Villas Boas,depois arranca a pré epoca e o Porto perdeu quase metade dos jogos de preparação!!!Todos os jornalisticas já a bater no jovem treinador e quase campeão a vista(Benfica).E depois toma lá Porto ganha tudo de uma forma fabulosa então como é que ficamos?Ainda é cedo há coisas que já deviam estar tratadas(D.esq)mas estes jogos são da treta se ganhas por 10 és o maior se perdes olha não tens equipa!!!Calma pessoal,saudaçôes benfiquistas!!!!!!

Nuno Cardoso disse...

Concordo. Tenho a mesma leitura, o grupo devia ser mais curto e se houvessem dúvidas devia ser 1/2 no máximo. Se fossem precisos elementos para as peladinhas levavam juniores, estavam mais motivados de certeza, para além da mensagem que passa para baixo de que alguém está atento e que no próximo ano podem ser outros a ter a oportunidade.

Mais, a equipa que entra de início nestes jogos devia integrar todos os jogadores disponíveis que se projectem como titulares durante o ano, e depois nos últimos 15m lá entravam os Moras (que até vai ser dispensado) e afins. Foi assim que foi feito á 2 anos, porque se mudou a abordagem? Até parece que não há uma base e se está a fazer tudo de novo.

Nuno Cardoso

Rui Lança disse...

Caro Nuno, após ontem e após as decisões e as manifestações de JJ...não estou muito esperançado infelizmente. Como digo a um amigo meu, espero que tenham um plano A, porque este plano C ou D...não me parece ser grande coisa.

Abraço

antonio camacho disse...

Eu quero também aqui manifestar o meu pessimismo em relação ao futuro com base neste inicio muito mau, de uma 'pobreza franciscana' assustadora. Agora faço-o com a máxima análise objectiva, colocando de lado qualquer instinto emocional, qualquer irracionalidade ou até facciosismo!!!!
Uma coisa é uma equipa nova e com um treinador novo em que obviamente temos que dar o tempo necessário e o beneficio da dúvida, para que a equipa se adapte aos métodos de trabalho e crie rotinas e espirito de grupo. Outra coisa é quando se inicia com o mesmo treinador pela 3ª época e com grande parte da base da equipa do ano anterior. Nesta situação não pode haver contemplações, não há explicação plausivel.
O que eu vi nestes 2 últimos jogos fez-me recuar há 3 ou 4 anos atrás, vi um benfica sem personalidade, os jogadores sem raça (só cansaço???), sem confiança, desconcentrados, sem nenhuma rotina de jogo, enfim, muito mau começo.
Depois todo este filme sobre a indefinição do plantel, deixando para a última hora a contratação de jogadores para lugares chave, a continua aposta em jogadores estrangeiros em detrimento de portugueses (estou a antecipar as decisões do JJ), as afirmações terroristas do JJ sobre o Jardel e o Miguel Vitor, etc, enfim, infelizmente é mais do mesmo!!!
Este meu pessimismo pode ser para já precipitado e exagerado, oxalá eu me engane redondamente....mas para isso as coisas tem que ser feitas de uma forma completamente diferente.
Saudações

antonio camacho

Rui Lança disse...

Caro António Camacho,

Como eu adorava que estivesse errado, pois quereria dizer que eu também o estava. Partilho muitas das suas ideias.

O balão já estava meio cheio e JJ decidiu tirar algum do ar que ainda lhe restava. Não considero que mee steja a precipitar. Witsel pode ser excelente, mas onde anda o raio do defesa esquerdo? Será que vamos contratar mais uma séries de médios primeiro? São dispensados Carole, Shaffer e Peixoto? E ficamos com quantos defesas esquerdos?

Cumps

Paulo Mateus Nunes disse...

Dizer que temos em grande parte a equipa do ano passado parece-me excessivo senão vejamos:
Defesa - Não temos cá o Luisão, o Maxi Pereira e o Fábio Coentrão entretanto saiu (já para não falar no David Luiz que saiu no meio do ano passado). São "só" 75% ou 100%, dependendo da perspectiva, da defesa titularíssima no ano passado...
Ataque - Saiu o Sálvio (que aliás era um jogador caríssimo para ficarmos principalmente em termos de ordenado).
Se começamos já a entrar nestes fatalismos e desmotivações que acabam por se transmitir entre adeptos e consequentemente para a equipa não vamos a lado nenhum...
Sim falta um defesa esquerdo mas iríamos comprar um sem a certeza da saída do Fábio? Nós podíamos ter tido a certeza que o Fábio saía se o vendessem pela primeira oferta claro...
Acho que com a defesa mais constituída e o entrosamento de alguns jogadores novos incluindo jogadores como o Urreta podemos fazer uma boa equipa e principalmente com opções o que, na época passada, claramente não tínhamos...
Vamos ver...

Rui Lança disse...

Paulo, se à defesa juntarmos o Gr, temos 80% a 100 % ausente ou nova.~

O que me...'assusta' não é apenas a ausência dos jogadores ou as enormes e más experiências de JJ, é o deixarem que isso aconteça e terem deixado que se chegasse a esta fase sem jogadores para posições chave.

antonio camacho disse...

Meu caro Paulo, eu já vi que nunca partilhamos a mesma visão e interpretação dos acontecimentos no SLB, porque não querendo ser um eterno pessimista, recuso-me sempre a ser um excessivo optimista (ou irrealista), ignorando o que de mal se vai insistindo em fazer. Apesar do número de elementos que referiu, só contei 5 no máximo, o que significa que do onze base do ano passado....estão lá 6, ou seja, maioria.
Mas independentemente disto tudo, o que me assusta não é como esta defesa tem jogado é como o meio-campo e o ataque 'não tem jogado'. Até quando vamos ter que aturar o vedetismo e a total ineficácia do Saviola? só para citar este!!!
A justificação que dá em relação à substituição do Coentrão, pode ir totalmente por 'água a baixo' se entretanto forem contratados 2 laterais esquerdos (o que não me admira!!!), o que significará que pelo menos 1 já devia estar contratado. Depois lamento poder desiludi-lo, mas não me parece que o JJ vá dar outra oportunidade ao Urreta (é um feeling!!!).
Por último gostaria de deixar uma última reflexão: o que acho que não se fez na época passada e se calhar vai continuar a não se fazer nesta, é uma coisa fundamental que me parece ser o ovo de colombo para o sucesso da equipa!!!! refiro-me a um jogador com o perfil do Ramires (ou do Amorim), no meu ponto de vista fundamental para o equilibrio daquele meio-campo. Poderei estar a precipitar-me se esse jogador for este belga que acaba de chegar e confesso nunca o vi jogar.
Se a equipa insistir em jogar só com um trinco e por isso deficitária em termos defensivos, então os problemas vão ser os mesmos do ano passado. Relembro que os últimos anos em que a equipa praticou melhor futebol foram aqueles com o Fernando Santos (Petit, Katsouranis, Karagounis e Simão) e no 1º ano com JJ (Javi, Ramires, Aimar/C. Martins e Di Maria).
Nota: Meu caro Rui, também registo a nossa sintonia em relação às nossas preocupações sobre o futuro. Esperemos que nos enganemos!!!!
Saudações

antonio camacho

Joaquim Ramalho disse...

este Trabzonspor que nos calhou no sorteio é um bom teste para percebermos o que nos espera na época ! Equipa de pouca nomeada na Europa, mas neste aspecto ao nível dum Braga, Guimarães ou Nacional da nossa Liga com um público fanático e hostil na 2ª. mão. Os indícios para a época são preocupantes, mas o JJ pelo que fez na 1ª. época ainda merece o benefício da dúvida, mas a margem é muito curta. Lá estarei para apoiar. Saudações

Rui Lança disse...

Não me leve a mal Joaquim, mas este Trabzonspor está ao nível de um campeão turco, penso que acima certamente de um Guimarães ou Nacional. Ainda bem que vendeu alguns dos seus melhores reforços, mas os que contratou não deixam de ser bons. Esperemos, e neste caso felizmente começamos em casa, que a 1.ª mão nos dê uma vantagem de pelo menos 2-0, sem nunca sofrer golos em casa.

Já agora, que acham deste Capdevilla a ser verdade? 33 anos...

Paulo Filipe disse...

Veremos... mas são de factos muitas entradas e saídas... só me faz lembras os malfadados tempos do Artur Jorge... derem cabo da equipa por anos e anos... mas veremos, o jogo de ontem já me agradou mais... sobretudo alguns dos jovens jogadores!

Rui Lança disse...

Caro Paulo, não é por causa de uma vitória no torneio que ficarei mais feliz. Vê-se mais qualquer coisa, é verdade. Seria normal assim acontecer, menos jogadores, mais coordenação. Mas atenção que eu não critico o futebol jogado, esse irá chegar com alguns bons jogadores que contratámos. É a indefinição! A contratação de Eduardo para mim não tem pés nem cabeça. Será para afastar outros? Ok, até pode ser. E outras posições que continuam....esquecidas pelo menos na prática.

Paulo Filipe disse...

Essa contratação... e mais umas quantas!

Anónimo disse...

Posso estar a repetir-me (não li todos os comentários) e apenas ontem vi pela primeira vez o Benfica, diante o Anderlecht. Estive de férias a semana passada e fui comprando os jornais desportivos (na ausência da internet) para estar minimamente a par das movimentações.
Ora bem, primeiro que tudo, esta época foi mal planeada, muito mal planeada. É inadmissivel que a dez (ou menos!) dias da pré eliminatória da Liga dos Campeões ainda estejamos com jogadores por colocar, ainda andemos no mercado, estejamos com jogadores no plantel a prazo, etc etc...
Ontem, vi um André Almeida a prazo, um Fábio Faria a prazo, um Wass a prazo...e se calhar mais um ou outro. Sabíam que o Maxi ia estar na Copa, seria necessário ir buscar alguém com qualidade, que pudesse substituir o Maxi, etc...vemos o quê? André Almeida e Wass a serem contratados para...serem dispensados. Emprestamos o Sidnei, sabendo que o Luisão e Roderick iam à Copa America e Mundia Sub20, respectivamente. Sabendo que apenas ficava Jardel...tiveram de ir buscar o Miguel Vitor (e bem!) para colmatar espaços em aberto...e até o Fabio Faria. Na esquerda, o Peixoto amua e o Coentrão sai. Quem entra? Um dilema até quase dia 26...e parece que não entra só um, mas sim, dois defesas esquerdos. David Simão a defesa esquerdo?? Que desperdício...
Portanto, aquilo que vejo é que o Benfica está desorganizado, principalmente em termos defensivos. Se na época passada a defesa tremia devido à desconfiança atribuída ao guarda redes Roberto, esta época vejo uma defesa a confiar desmasiadamente na qualidade do Artur. Cada bola bombeada para a nossa área...é um sufoco. Cada livre, cada canto...
Vejo um plantel muito equilibrado em termos qualitativos do meio campo para a frente...mas falta-nos o principal, ou seja, a defesa. O Maxi, o Luisão o Garay e o Capdevilla têm a obrigação de equilibrar a equipa e o sector mais recuado.
Na ponta contrária, espero que o Cardozo, caso fique, cumpra com golos...mas que é um jogador sem chama, ai isso é.

Voltando às politicas e planeamentos...para quê ir buscar Wass, André Almeida, Leo Kanu, Melgarejo, Miguel Rosa (considerado o melhor jogador da 2ª Liga em 2010/11), o Mora...se depois é para dispensar?
Ah e tal foram adquiridos a custo zero! Atenção que todos sabemos que as coisas não são assim. Há comissões, prémios de assinatura, etc etc...para pagar...
São os chamados tachos...
Abraço,
Nuno Santos

Rui Lança disse...

Amigo Nuno, resumiste bem o que tem sido aqui discutido. Planeamento não há e as coisas infelizmente são quase sempre esquecidas com as vitórias. As derrotas trazem as duvídas todas...mas quando já pode ser tarde demais!

Abraço e esperemos que sejamos todos burros e que eles é que estejam certos!

Teresa Fernandes disse...

Verdade se diga! Podemos não marcar, mas não entra nada! Como no ano passado a baliza começou mal este ano vamos logo com dois guarda-redes como o Eduardo e o Artur...Talvez dê para tocar pelo tal lateral esquerdo...

Teresa Fernandes

Teresa Fernandes disse...

Isto no futebol é como na economia ou na poliica...uma medida certeira hoje pode não estar correcta amanhã...No ano apassado precisávamos de um guarda redes... Com o plantel que dizem faltar vamos ter hipótese de ver os guarda-redes brilhar...só é pena não poderem jogar os dois ao mesmo tempo...

Rui Lança disse...

Toda a razão Teresa...agora sem Danilo, mas uma derrota psicológica.

Joaquim Ramalho disse...

Calma caro Rui. Não podemos ter todos os jogadores que a imprensa (ou alguém lhe faz chegar a informação) anuncia para depois serem desviados e outros se glorificarem do feito. Isto é mais do mesmo. Todos sabemos que no passado perdemos bons negócios financeiros e principalmente desportivos (desde o Jardel ao Falcão), mas recentemente acertámos e bem em David Luiz, Di Maria, Ramirez e Coentrão. Mais importante no futebol é ter espirito de vencedor e vontade de ganhar sempre e não nos preocuparmos com o que passa fora dos relvados bilateralmente. Talvez este seja desde há decadas o nosso calcanhar de aquiles. Logo lá estarei na apresentação com a esperança de sempre de ganharmos todas as competições nacionais, difícil sim e muito ! impossível ! Isto não invalida que seja crítico em relação a mais um vaivém de jogadores a esta época e sobertudo há má gestão dos timings de algumas contratações! Saudações benfiquistas e haja esperança numa época de glória !

Joaquim Ramalho

Paulo Mateus Nunes disse...

E Maxi Pereira e Jara e Saviola e Cardozo (de quem não gosto especialmente...) também foram boas contratações.

Dispensa (mais uma vez) de Urreta: Irrita-me solenemente pois creio que joga em posições em que nos faz falta (e já o ano passado fez até vir o Salvio) e além disso podia brilhar no SLB. Já o ano passado me irritou e este ano ainda mais. Mais valia o Eduardo ter ficado no Génova e o Urreta no SLB...

Quanto ao Danilo a acreditar nos jornais é verdade. Mas será que o SLB esteve mesmo interessado? Além disso 23 milhões por dois jogadores creio que sub-20 é um investimento de alto risco, ou seja, pode-se ganhar muito ou perder quase tudo ;)

Mas se acreditarmos em todas as contratações vindas a lume nos jornais e mesmo tendo contratado vários jogadores mesmo assim teríamos perdidos "67.384" contratações...

Quando os jogadores vão para outros clubes porque estes pagam mais (bastante segundo creio) então não me sinto minimamente preocupado. Preocuparia-me bem mais irmos sempre atrás e pagar o que quer que fosse só pela vitória moral da contratação. Há poucos meses o Danilo estava avaliado em 5 milhões (quando supostamente o SLB teve interesse e o FCC acabou por comprá-lo por 13 milhões). Uma coisa não tenho duvidas: para o Santos foi um excelente negócio.

Já o Falcão lembram-se porque é que foi para o FCC? Porque, segundo dizem, à última da hora ofereceram mais 30 ou 40% de ordenado ao jogador. Foram felizes apesar de tudo mas são investimentos de alto risco.

Paulo Mateus Nunes

José Resende disse...

Bom dia!
Parece-me que todos os intervenientes apresentam pontos com os quais concordo ou, tenho que concordar.
O dinheiro não é elástico e não se pode dispender verbas astronómicas em jogadores que sendo bons jogadores nos sub-20 até poderão o não ser nos seniores ou em clubes estrangeiros.
Além do mais, o mais importante é a coesão e o espirito como equipa.
Vamos torcer para que as mais-valias adquiridas o demonstrem em campo e que definitivamente se tenha um banco com opções válidas.
Abração.

José Resende

Nuno Cardoso disse...

Um dia destes temos de começar a cobrar comissões pelos jogadores que viriam por 10, mas depois são vendidos por 13. A serem verdade todos os contornos desta notícia do Danilo há sempre um impacto psicológico da ida para o fcp, mas por outro lado as notícias só pegam naqueles que correram bem, ninguém fala do Dito, Jankauskas, Panduru e até do Cristian Rodriguez, que pelo que recebe devia jogar a titular. Claro que se nos últimos 10 anos houve alguns 100 jogadores que foram do Glorioso para o fcp, ou estiveram referenciados na imprensa, alguns haviam de dar certo.

Olhando para estas contratações, 20 milhões por 2 laterais sub-20 é muito dinheiro. Não sei se teria ficado satisfeito se tivessem vindo, se pensarmos quanto custou o Simão ou o Cardozo e que marcam golos.

Agora só quero que o plantel fique fechado e bem fechado e sim o Urreta devia ficar, mas não vale a a pena continuar a discutir, já percebemos que o planeamento foi do género: venham que depois fazemos treinos de captação. É tempo de fechar o grupo. Depois quero que se deixe de falar no Coentrão, no ano passado andámos até Dezembro a falar do Ramires e do Di Maria, já não estão, chega!

A única coisa que não pode ir embora é Águia, os outros já passaram.

Nuno Cardoso

Rui Lança disse...

Sim sim. Neste caso do Danilo, acho que foi apenas uma derrota pessoal para LFV, pois acredito que 13 M é muito dinheiro, principalmente para a realidade portuguesa. Nós não sabemos de tudo, acredito que haja muita informação falsa e outra que nos é desconhecida, mas acredito tb que LFV vai querer trazer outro para a parte emocional...ficar equilibrada para o 3.º anel.

Michael Lacerda disse...

..e subindo tanto a parada por un jogador a jogar num campeonato sul americano so complica futuros negocios...

José Resende disse...

Boa tarde!
Bem 10, afinal 13 e de que já se diz serem 16 milhões de euros...

Luis Cruz disse...

Devem-se lembrar precisamente dos negócios furados que saíram ao Porto nos últimos anos..posso dar um exemplo:o Cristian Rodriguez que devia render mais e outros de igual valia que não corresponderam as expectativas..O porto anda com défice nos últimos tempos de segurança nas contratações apesar de o Falcão(referindo-me ao te-lo roubado ao SLB) render muito acima das expectativas

Eu só me apercebo de uma coisa : o Sr- Presidente do nosso clube é uma pessoa isenta e só me preocupa as pessoas mal intencionadas dizerem mal das pessoas que estão lá dentro.O apito dourado pode-se tornar um caso de policia semelhante ao da Casa Pia , mas nisso os benfiquistas podem estar descansados , porque tem uma boa rectaguarda..

Fiz-me sócio no tempo do grande Sr.Manuel Vilarinho e só tenho a dizer bem dos indíviduos que por lá passaram.Sãopessoas honestas e cumpridoras e saberão o que fazer para dar um novo rumo ao clube

VIVA O GLORIOSO!!

Luis Cruz