Um quadro retirado de: Burke, C.S.; Fiore, S.M.; Goodwin, G.F.; Rosen, M.A. & Salas, E. - The making of a dream team: when expert teams do best in The Crambridge handbook of expertises and experts performance.
Partilha dos modelos mentais
. Existem membros que antecipam as necessidades dos outros membros
. Conseguem comunicar entre eles sem comunicarem explicitamente
Optimizam recursos aprendendo e adaptando-se
. Capacidade de se corrigirem
. Conseguem compensar os outros elementos
. Modificam funções
Têm regras e responsabilidades claras
. Alguns membros conseguem entender os papéis dos outros membros e como melhorar as suas perfomances
. Entendem com clareza os papéis de cada elemento na equipas mas não acham que tal signifique que sejam estanques
Visão clara, valiosa e partilhada por todos
. Têm uma clara e comum finalidade
Encaixam num ciclo de disciplina de preparação – perfomance – reflexão
. Dão e recebem feedback regularmente, quer individualmente quer em equipa
. Regularmente analisam e revêem os planos e objectivos
. Diferenciam as altas e baixas prioridades
. Têm mecanismos processuais para antecipar eventuais problemas dos membros da equipa
. Periodicamente diagnosticam a eficiência da equipa através dos resultados, indicadores, processos e vitalidade da equipa
Têm uma liderança de equipa forte
. São liderados por alguém com boas competências de liderança e não apenas por alguém tecnicamente competente
. Têm elementos na equipa que acreditam que o líder se preocupa com eles
. Antecipam situações
. Promovem trabalho de equipa, coordenação e cooperação
. Corrigem-se sempre primeiro
Desenvolvem um forte sentimento colectivo, de confiança e de equipa
. Gerem bem os conflitos, colocando com eficiência os diversos membros em confronto
. Têm um sentimento forte de orientação colectiva
. Confiam nas intenções dos outros elementos
. Acreditam fortemente que a equipa é o meio mais eficaz para alcançarem o sucesso
. Desenvolvem a eficácia da equipa
Gerem e optimizam os resultados
. Fazem poucos erros
. Decidem quase sempre bem
. Têm grandes hipóteses de sucesso nas suas acções
Cooperam e coordenam
. Identificam o trabalho de equipa e as exigências do trabalho/funções
. Eles asseguram, que depois do desenvolvimento da equipa, a mesma possui o misto correcto de competências
. Inserem de forma consciente novos elementos na equipa
. Distribuem trabalho de forma criteriosa
. Examinam e reajustam o local de trabalho da equipa para optimizar a comunicação e coordenação
2 comentários:
Muito bem resumido...
Qualquer dia começamo-nos a preocupar mais com estas situações do que em ter um único expert na equipa. Começamos a preocupar-nos em fazer coisas bem feitas eficientemente e não em fazer tudo um pouco...
Um dia! Mas só um dia, porque agora estamos em contenção e temos de chegar todos ao mesmo lado, temos todos de fazer tudo para poupar, porque só podemos pagar a um ou dois experts (que por sinal até podem nem o ser na prática) por equipa.
Com base no texto….
"Os membros antecipam, (..,) comunicam sem comunicarem explicitamente, (…), corrigem e conpensam-se, (…), entendem os papeis, (…) recebem feedback regularmente, etc."
… Fica uma pergunta:
Como? Com base na memorização? Ou com base na afinação perceptiva à informação contextual relevante?
Quero com isto perguntar, o controlo está no indivíduo ou no sistema individuo-contexto?
Abraços!
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