Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


terça-feira, 22 de março de 2011

Um olhar sobre Estocolmo e Oslo

No seguimento do artigo sobre a tolerância, aprendizagem e produtividade, deixo-vos um olhar sobre Estocolmo e Oslo (não se trata de um artigo turístico, mas recomendo vivamente juntarem - muitos - trocos e deslocarem-se até a essas duas cidades).

Visitar estas duas cidades escandinavas é também uma lição social, comportamental e acima de tudo, cívica. As cidades, para além das estatísticas ou das matrizes que se utilizam para qualificar ou quantificar algo, vão ou não ao encontro das expectativas das pessoas. Ao encontro da forma de ser, quase que de uma forma empática como fossem duas ou mais pessoas.

Estocolmo e Oslo têm a particularidade de reunir um conjunto de faculdades que potenciam que os requisitos básicos sociais e em termos de respeito do outro estejam alcançados. São o resultado, não só dos processos educativos, formativos, sociais e laborais dos dois países, mas também da capacidade dos mesmos conseguirem criar condições para que a inclusão social se faça através da capacidade de resposta a questões essenciais.

Importa observar as pessoas a deslocarem-se. A inclusão da questão cultural, de como o mesmo espaço pode ir ao encontro das necessidades de diferentes pessoas com diversas culturas, oriundos de países e religiões (ou sem religião) tão diferentes.

Por último, não sei se são melhores que outras cidades, mas em termos culturais, comportamentais e sociais é sempre uma boa ‘aula’ de aprendizagem poder vivenciar e observá-las.

11 comentários:

Paulo brasileiro disse...

muito legal a materia ...nota 10

Paulo

Rui Lança disse...

Obrigado pelo feedback.

Nuno Q. disse...

Já tive a felicidade de conhecer Estocolmo e um pouco dos seus hábitos. Se a sociedade portuguesa conseguisse "absorver" um pouco dos melhores comportamentos suecos, teríamos um país perfeito!

Nuno Q.

Rui Lança disse...

Olá Nuno,

Concordo, um misto de algo, sabendo que 'copiar' nunca dá grande resultado.

Abraço.

Vanessa Barreiros disse...

Concordo plenamente, estive em Estocolmo à cerca de 3 anos pela 1ª vez e tive essa mesma sensação que documentou, para n falar que vim de lá maravilhada, é realmente uma lição de vida.

Obrigado por partilhar essa sua impressão.

Vanessa Barreiros

Rui Lança disse...

Sim, acredito que a 'beldade' da cidade nos contagia, mas a verdade é que existem outras cidades lindas mas que não nos dão este encanto social e de permanente aprendizagem quase cívica. É o que achaei...e tentei transmitir.

Nuno Quidiongo disse...

Sim...copiar não costuma ser solução. É preferível adaptar às nossas realidades.

Abraço

Nuno Quidiongo

Peter disse...

Grande Rui,

Como te comentei pessoalmente, já estive em ambas as cidades, não por muito tempo (6 dias para as duas e mais uma ou outra) e no Inverno. Viajar é um privilégio e nem todos o podem fazer. Permite a criação de comparações e acentua ou diminui contrastes, mas acima de tudo penso que nos completa como pessoas, enche-nos a alma e dá-nos abertura e flexibilidade de pensamento. Isto para dizer, e em consonância com o resto dos cometários, que acho que podemos aprender muito uns com os outros, tendo sempre em mente que viver em Portugal é um grande privilégio!

Daniel Cardoso disse...

Só posso concordar contigo Nuno. Aliás, existem boas técnicas como o benchmarking que nos permitem elaborar processos de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas de modo a melhorar a realização da mesma ou uma função semelhante. Já diz um ditado antigo: "aprende com os mais velhos". Retirar o que de mais positivo de modo a melhorar desepenhos.

Daniel Cardoso

Manuel Alves disse...

Vivi em Estocolmo e vou la varias vezes por Ano. Gosto mais de Estocolmo que de Oslo como cidade. EM termos de tolerância, educação e produtividade sao outro planeta.

Manuel Alves

Nuno Quidiongo disse...

Na mouche Daniel!