Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


segunda-feira, 7 de março de 2011

Tolerância + Multiculturalidade + Aprendizagem = Produtividade?

Ghandi dizia que a melhor forma de ganhar tolerância era viajar. Concordo que visitar e conhecer novas culturas altera a forma como encaravam os factos até à data, aprendemos a olhar para algo 'velho' de uma forma 'nova'.

No Expresso do dia 25 de Fevereiro afirmava que "Em Portugal, as pequenas e médias empresas privilegiam a contratação de profissionais portugueses, deixando de lado cidadãos de outras nacionalidades".

Das viagens - mais profissionais ou de formação - que já tive oportunidade de realizar por alguns países europeus, é comum nas economias e sociedades mais 'fortes', as empresas, ONG's, parte pública possuir pessoas de diferentes países e culturas a trabalhar. Constituir equipas com pessoas diferentes pode tornar o grupo e a capacidade de responder mais forte e pertinente.

Considero que nestas alturas de crise ou constante crise, nem sei bem, instituir estas práticas pode não proporcionar bons resultados, mas quando isto acalmar (quando?), organizações e grupos constituídos por pessoas diferentes, com visões diferentes, com mais capacidade de ver o mesmo acontecimento pode trazer benefícios em termos de capacidade de resposta.

É comum em muitas pequenas empresas - em cidades e países onde a situação social e económico fomenta - terem pessoas de diferentes países e por vezes, continentes. Ganha-se tolerância à ideia do outro, perspectivas novas de analisar por vezes problemas velhos e fica-se com maior sensibilidade à diferença. E pensar fora do copo, que é tão valorizado nos dias de hoje, pode começar por pequenas vivências de e com culturas/pessoas diferentes de nós.

3 comentários:

Joao Paulo Marques disse...

Claro...lá por volta dos anos 80 um amigo meu neozelandês trabalhava no CitiBank de Londres em Finance Projects. Ele é licenciado em história. A equipe dele era composta por Advogados, Sociólogos, etc...Gestores e Economistas. Dizia-me ele..os cálculos qualquer HP ou Lotus executa...outras respostas / problemas..só nós os solucionamos.

Rui Lança disse...

Belo exemplo, concordo. Há 30 anos...portanto? Vamos ver quanto tempo assimilaremos isso.

Fernando Gaspar disse...

Utilizando um exemplo grosseiro: não é à toa que os cães rafeiros são mais resistentes a adversidades que os considerados puros. Apenas porque contém uma maior quantidade de informação (neste caso genética) com eles que lhes permite um melhor resposta...

Em relação à problemática, penso que convém frisar que não basta aumentar a diversidade, é preciso saber lidar com ela e dar-lhe possibilidade de expressão. Um conjunto multi-cultural (pais, area de saber, idade, o que seja que os distingue) não fará certamente a diferença, se não lhes for dada a oportunidade de manifestar e partilhar a sua visão. E isso ainda vai ser mais dificil por cá...

Fernando Gaspar