Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


sexta-feira, 10 de setembro de 2010

E na 4.ª jornada...tudo se foi!

E pronto...já está! Na 4.ª jornada...tudo se foi. Nem mesmo o empate serviria, o Benfica à 4.ª jornada deixava de depender dele próprio para poder ser campeão da Liga de Futebol. Fruto do quê?

Hoje - não terei problemas em considerar - que o Benfica foi claramente prejudicado pelo único árbitro profissional de Portugal. Afirmo que errou, como qualquer outro, por isso sem intencionalidade. Dois penalties, um golo mal anulado até porque a haver dúvida, aquela agressão ao Coentrão...bem, a colecção dos cartões amarelos ficariam por muito tempo.

Mas não, à 4.ª jornada, com 3 pontos em 12 possíveis, o Benfica hipotecou a Liga. Radical? Não! E direi mais que com uma vitória do Porto sobre o Braga e a ficar com 5 pontos de avanço nesta jornada, tudo pode ficar prematuramente decidido. Será uma luta depois pelo 2.º lugar...daqui a uns meses falaremos.

Tantos erros na preparação da época já foram referenciados! Tanto dinheiro gasto em contratações erradas para lugares despercebidos. Jorge Jesus volta a falar antes de qualquer tempo ao dizer novamente que eram embatíveis! Para quê?

18 comentários:

LDP disse...

Mas hà contas fàceis até de fazer.

Porque se o àrbitro faz o seu trabalho bem feito contra a académica, o Benfica teria tudo para marcar no minimo 3 golos. E duvido que a académica marcasse 4.

Hoje a mesma coisa. O Roberto comprometeu no segundo golo, é certo. Mas parece-te credivel que o Benfica teria falhado os dois penalties por assinalar e o Saviola teria desperdiçado a oportunidade do falso fora de jogo, cara a cara com o guarda redes? Teriamos entao talvez 3 ou 4 golos quando o Roberto ficou ali a meio caminho, e também nao me parece que o guimaraes marcasse 5.

Seriam entao goleadas como o ano passado. Académica, Setubal, Guimaraes. E a esta hora estariamos a dizer que o Benfica em quatro jogos goleou em tres.

é muito ténue a linha entre a vitòria e a derrota, mesmo jogando futebol sòlido, como hoje e como contra o Nacional. Mas com àrbitros assim é impossivel ir mais além.

Percebemos agora que a unica maneira de contrariar a força explosiva que o Benfica demonstrou o ano passado é com arbitragens destas. Porque o Benfica nao pode ser bicampeao, o polvo nao deixa. Logo, tudo foi orquestrado para correr com o Benfica do cimo da tabela. é tao evidente.

Rui Lança disse...

Não querendo discordar ou concordar, hoje no 2.º golo, se há culpas a atribuir...começamos pela perda de bola do Peixoto estupidamente, ruben amorim deixa que o cruzamento se faça sem oposição e por fim, david luiz...dos 40 ou 50 M € é batido por um Rui Miguel que não se conseguiu transferir para a Polónia por menos de alguns milhares de euros. Roberto? Hoje...esteve melhor do que o outro lado!

Anónimo disse...

João Gancho

• Em função da cegueira intelectual,vigente,publico novamente o texto redigido
há 2 semanas.

Este pequeno juízo de facto,não aborda as desonestidades arbitrais, esperadas e
consumadas,essas convidarão a posterior redaccção.

Aos Nunes e anjinhos cognitivos deste mundo,com profundo desgosto face à certeza opinativa,aqui vai:

O tema Roberto desvia a discussão dos verdadeiros problemas do Benfica. É normal a contínua exploração do tema,por parte da comunicação social,mas é um assunto completamente estéril.

Em causa não está Roberto(ou qualquer outro elemento, que fosse contratado para a posição),mas sim uma política de contratações errante.

É um erro de palmatória(estratégico) contratar um G.R,por 8,5 milhões de euros,face a dimensão do mercado português.

É ridículo contratar( e dispensar,Rodigo cedido ao Bolton) avançados e mais avançados,necesitando de extremos e um médio box-to-box.

É disparatado termos feito um encaixe razoável e estarmos com dificuldades em finalizar o plantel.

Os arautos da gestão batem palmas as vendas,como é óbvio são importantes,mas a diferenciação faz-se com títulos.

O anormal é o Benfica ser bi-campeão,o normal será o porto consegui-lo,como comprovam os últimos 20 anos.Difícil não é conseguir 2 títulos em 10 anos,mas sim 5 ou 6 no mesmo período.

A competência não é paradigma dominante na vertente desportiva(os factores economicistas/interessesparticulares e pessoais sobrepõem-se), e nós continuamos a não apreender com os melhores.

Haja paciência! Mas esta tem limites.

Anónimo disse...

Nem me fales nisso mas que os árbitros estão a ajudar...isso é um
facto!!!!!!!!!!!!

JI

Anónimo disse...

Muitas opiniões, muitos sentimentos. Com alguns concordo; com outros não.
Mas o que é verdade, é que não se ganham só jogos a jogar bem. O que é verdade é que fomos roubados com Académica e com o Vit. Guimarães. Independentemente da maneira como nos exibimos em campo, tem de existir imparcialidade dentro de campo. O que não aconteceu.
Não sei o que me enerva mais, se o facto da nossa Direcção ter apoiado o Fenando Gomes para a presidência da Liga (sim, pois já é sabido que este individuo disse que com ele o Benfica nada vai ganhar), se a falta de união na nossa equipa (é notório). Tudo isto me entristece e sou forçado a admitir que somos anjinhos dentro e fora do campo.
Podem falar da pré-época; de Roberto; do Rodrigo; do Mantorras; do Box-to-Box; de quem e do que quiserem. Mas com arbitragem decentes (defino como decente aquelas que não tenham mais do que 3 erros por jogo a prejudicar a mesma equipa!!!) tinhamos 9 pontos em 12. Estavamos em 1.º Lugar. Sim, em 1º lugar. Porque o Porto no jogo com o Rio Ave e com a Naval (escandalos de penalties concedidos e outros perdoados) tinha menos 4 pontos do que os que tem: 8.
Se me permitem, podem vir com os argumentos que quiserem. Mas aquilo que aqui digo é que é a mais pura da verdade.
"Quem com ferro fere, com ferro será ferido". Chego á conclusão que isto é uma guerra. Pelo que o Benfica precisa de tratar já de arranjar um candidato á presidência da FPF e precisa de criar o inferno da Luz... fora do campo.
É triste, mas é verdade.

Saudações Benfiquistas.

Nuno Batista

Anónimo disse...

Campeonato decidido mas sem nenhuma verdade desportiva

antonio camacho

Anónimo disse...

Pois é, para mim este campeonato já está decidido, há semelhança de muitos outros nos últimos anos e por isso já não tem interesse nenhum. Só me espanta é ter assistido com total passividade (por parte do SLB) à eleição do novo presidente da liga, sem nunca terem posto em causa a pessoa que toda a gente sabe quais as funções que desempenhou no porto até há bem pouco tempo. Foram anjinhos e agora o resultado está aí à vista.
Quem não se lembra dos muitos campeoantos (especialmente aqueles da série do penta) em que o porto era vergonhosamente beneficiado e ajudado no inicio dos mesmos, em detrimento dos mais directos adversários? Era o empurrãozinho tão necessário para a equipa embalar depois para grandes exibições e até títulos internacionais. A estratégia adoptada neste momento é exactamente a mesma e até passa por beneficiar também o sporting de uma forma escandalosa, para reforçar o anti-benfiquismo primário.
Mas não se pense que com este discurso quero branquear totalmente o que se está a passar na equipa do SLB, que acho completamente inadmissivel e sem a minima justificação. Algo se passa de muito grave no balneário e que não pode só ter a ver com as arbitragens. O que eu vi em Guimarães (e noutros jogos) não foi o Benfica do ano passado, um Benfica controlador, pressionante, concentrado em termos defensivos e bastante eficaz ofensivamente. Foi uma equipa completamente desinspirada, desconcentrada e sem confiança. Ora como pode isto acontecer apenas 2 meses depois de terminar a última época? é só a falta de 2 jogadores e o novo guarda-redes? Muito sinceramente não creio.
Em relação ao futuro próximo, acho que só se vai inverter esta situação através de uma revolta e do assumir posições radicais em relação à arbitragem. Trata-se apenas de corrigir a posição de anjinho que o SLB adoptou na eleição da liga. Só temos que esperar que esta direcção tenha força, capacidade e competência para tal.

Saudações Benfiquistas.

antonio camacho

Bruno Silvério disse...

Boas! Depois de ler tanto com o qual concordo, vou tentar organizar o meu discurso.
Qustiono em primeiro lugar como é possível o Benfica ser campeão e no ano seguinte destruir o conquistado? foi assim em 1994, 2005 e 2010! Que toda a gente sabe o que norte domina as arbitragens não é novidade mas o ano passado fomos várias vezes roubados e mesmo assim goleámos! A equipa está mal! A gestão não foi a melhor e neste momento LFV em vez de chamar o populismo através da força (como sempre fez o porto) do discuros de vítima mas no sentido: "Ninguém nos vai parar! Isto só nos dá mais força!". É este o discurso! Plenários para discutir arbitragem? Discutir o que toda a gente sabe? só temos de jogar para golear como fizemos o ano passado, assim mesmo que só nós levemos os amarelos e não marquem pelo menos um dos vários penalties por jogo temos margem de erro!
Concordo quando se disse que as contratações foram erradas! Aliado a isso pergunto como é possível não se conseguir contratar jogadores para posições cruciais (Ramires) a tempo, sabendo que vários jogadores iriam ao mundial? Não entendo! Só se for jogadas de empresários? Agora suspiramos por Salvio? Um jogador emprestado que era suplente? Este é o sinal de alarme.
JJ infelizmente não é Deus. Para nosso mal parece-me que não sabe gerir pessoas desmotivadas... espero estar enganado. Acho que o sucesso tolda-lhe a vista, o básico: motivação, confiança e sede de vitórias! Meus senhores o Benfica arrisca-se a chegar à 7ª jornada com 3 pontos! Espero e sei que vou estar enganado. Uma nota: Parece-me que o ano passado o Rui Costa teve mais influencia na gestão da equipa e este ano menos... os resultados estão à vista.

Anónimo disse...

A parangona do jornal diário "A Bola" é propaganda ao estilo do Estado Novo!!!

Quem é que querem enganar??

Anónimo disse...

Concordo que se deve também passar algo no baleário. Parece-me uma explicação possível pelo menos para os tipicos dois golos que andamos a sofrer por jogo.
Mas aí e cortar o mal pela rama independentemente de quem seja o(s) originador(es) de tal situação se é que isso existe.

Paulo Mateus Nunes

Anónimo disse...

Onde é que eu já ouvi associar o Benfica e as suas vitórias ao Estado Novo...

Dica: nunca ouvi isso de Benfiquistas... Tenham paciência...

Paulo Mateus Nunes

Anónimo disse...

Quais vitórias?Equivoco?Neste caso são derrotas.

Eu não associei o Benfica a qq regime político.

A forma jornalística, encontrada para descrever a reunião dos orgãoes sociais,revela na plenitude, formas comunicativas utilizadas no passado.

Mateus Nunes@:"Tenham paciência... "

É preciso mesmo com tanta incompetência.

O Benfica definiu como objectivo estratégico a revalidação do campeonato e a passagem á fase eliminatória da liga dos campeões.

Agora observemos as medidas estratégias deliberadas:

a) gestão desportivo:

1-Venda dos activos Ramires e Di Maria;
2-Contratação de Roberto,Gaitan,Jara,Fábio Faria,Roberto,Alípio;
3-Manutenção do denominado núcleo central.

b) gestão financeira:

1-Encaixe 36 milhões com a venda dos jogadores;
2-Investimento de 30 milhões na aquisição de jogadores;
3-Aumento do encargo salarial.Vieira." o plantel mais caro de sempre...".

c) gestão administrativa/directiva:

1- Apoio ao actual Presidente da Liga;
2-Renúncia a qq tipo de análise/pressão sobre os bastidores da arbitragem;
3-Prioridade na negociação dos direitos televisivos com a Olivedesportos.

Conclusão:- Algumas das medidas assumidas, como alicerces fundamentais, para a concretização dos objectivos,foram suprimidas.Ou seja, a isto chamam-se,Medidas Reactivas.Os manuais de gestão estratégica fazem a respectiva explicação.

Esperemos que Dezembro, não prepare a "boa nova", de um modelo completamente desbaratado.

A virtude da paciência!!!

p.s.Hoje lá estarei.

João Gancho

Anónimo disse...

Errata:O Benfica definiu como objectivo estratégico a revalidação do campeonato e a passagem à fase eliminatória da liga dos campeões.

João Gancho

Anónimo disse...

Da leitura dos comentários resumem-se os problemas que o Benfica está a enfrentar neste início de época. O diagnóstico está realizado, faltando apenas dar crédito ao que diz o JJ, muitos jogadores vieram do Campeonato do Mundo e não tiveram o repouso suficiente, resta saber quanto tempo precisam e se isso será ultrapassável. Só não percebo a quebra de rendimento do Saviola, os golos que tem falhado não são normais e não percebo, igualmente, as teimosias do Jesus em colocar sempre o Peixoto.

Assim a estratégia passa por delinear um plano para a recuperação da equipa e colocá-lo em prática e não cometer mais erros, especialmente em Dezembro espero que não venha mais um Makukula. Depois, os jogadores que não têm espaço nem agora, nem depois, paga-se o que for preciso e vão embora, pois só criam mau ambiente, mesmo sem querer. Um grupo para ser unido, não pode ter elos fracos.

Contudo é preciso que os resultados apareçam e que não nos puxem para baixo, como em Guimarães.

Quanto aos factores exógenos, ainda que a pressão pública seja sempre aquela que maiores resultados trás, sou levado a concordar com alguns amigos e dizer que o Benfica, normalmente, não sabe gerir as situações de conflito. Quando os nossos dirigentes andaram calados vencemos o campeonato.

Por isso aquele comunicado, para além de ter demasiados pontos, disparou em tantas direcções, que temo terem acabado as munições. Estes problemas têm de ser tratados na sombra, de outra forma temos toda a imprensa contra nós, como é usual, veja-se as capas de 2 principais diários desportivos hoje, até parece que o Cardozo foi a única coisa do jogo (já pediu desculpa, é seguir em frente).

Aqui, acho que é preciso pôr apenas o Rui Costa a falar, não sendo um mestre, recolhe mais simpatias dos jornais, do que qualquer outra pessoa da estrutura do clube.

Nuno Cardoso

Anónimo disse...

Na sequência do "episódio" de ontem do Cardozo o JJ disse tudo: que não era ele que não queria correr mas que não podia e que ele sabia porquê. Toda a gente sabe que as épocas se programam para atingir picos de forma em determinadas alturas. O ano passado pela participação na Liga Europa principalmente creio que o pico foi praticamente atingido no início da época. Este ano só agora começou a liga e é um "campeonato" de seis jogos. Correu mal... correu. Porque mesmo sem pico de forma perdemos demasiados pontos. No entanto, nem com equipas bem piores fizemos o mesmo. Eu diria que mesmo com erros nossos e alguns de arbitragem deveríamos ter cerca de 7-9 pontos.

PS - O ano passado com o pico no início da época viu-se bem que no final da época fisicamente já estávamos mais em baixo.

Paulo Mateus Nunes

Anónimo disse...

O que me parece é que o JJ e o LFV ficaram delumbrados com o facto de teremos sido campeões logo no primeira época de início de um novo ciclo - o que devia ser um princípio (de recuperação da hegemonia do futebol nacional) e não um fim - ou não sabiam que iam ter 7 jogadores no Mundial e que o Di Maria e o Ramires não fariam parte do plantel desta época. A pré-época em euforia (mesmo sem os mundialistas, ganharam-se todos os torneios, excepecto a Taça Eusébio de mau pernúncio) acentou o deslumbramento para além dessa estranha apatia ou se quiserem ignorância de julgar que enquanto existir no nosso futebol um figura como o "Papa do Norte" que subsiste do futebol (não tem dinheiro de outros negócios) o nosso futebol poderá ser isento e com rigor onde de facto vencem os mais competentes. Percebia-se nas entrelinhas da entrevista dada pela figura à revista do Expresso antes da Supertaça para se adivinhar o que aí vinha em termos de arbritagem (até o Bruno Pidá é elogiado na entrevista !!). Todos estes factores conjugados e o azar de opções erradas (1) troca guarda-redes com anos de experiência : Quim, por um verde apesar de promissor: Roberto; (2) manter o mesmo sistema táctico 4-4-2 com menos 2 das pedras nucleares da época passada e não dar uma oportunidade ao 4-3-3 testado com sucesso na pré-época levaram-nos a onde estamos hoje !! Mas mal do clube, dirigentes, técnicos, jogadores, adeptos e sócios que querem recuperar de forma séria e rigorosa a hegemonia do nosso futebol e desistir logo à 4ª jornada !!! ainda há 78 ! pontos para discutir vamos lá mas é emendar o que está mal (com o bom plantel que temos não pode ser de outra maneira - a sagacidade e carisma do JJ também o justificam - ontem ganhou o jogo com as substituições que fez) e deixar-nos de envolvermos nestas balbúdrias públicas que como os resultados (maus) dos anos 80 e 90 comprovam o SLB não está preparado e sai sempre a perder.

Joaquim Ramalho

Anónimo disse...

Sinais "+"

- O rendimento global da equipa, sem ainda poder comparar-se com a pretérita temporada, está melhor.

- O rendimento individual de alguns jogadores tem melhorado desde o jogo com o Nacional: Cardozo (até à lesão) melhorou índices físicos e consequentemente técnicos, Gaitán mostra mais entrozamento, Aimar e Martins vão em crescendo (especialmente o segundo), Roberto recupera aos poucos, os níveis de confiança e exibicionais que durante o ano passado exibiu aqui em Espanha, em concreto na 2ª volta em Saragoça.

- Coentrão dispensa comentários, só não se entende, com o volume de jogo que cría e as oportunidades que consegue ter, ser totalmente inofensivo na cara do golo (2 golos em ano e meio).

- Luisão. Cada vez mais é "o Benfica". Grande capitão.

Sinais "-"

- Sub-rendimento de Saviola, em minha opinião 50% da sua "responsabilidade" o outros 50% devem-se a ausência da movimentação gerada ora por Di María, ora por Ramires.

- Insuficiência a todos os níveis de Peixoto. Juntamente com Luis Filipe são boas segundas linhas para um 5º classificado da liga Portuguesa (Paças de Ferreira, Olhanense, Académica ou Sporting). Não têm lugar numa equipa com os objetivos do Benfica, de um Porto, Braga ou mesmo do Guimarães.

- David Luis, precisa de banco. Está com os níveis de concentração competitiva completamente nos mínimos. Inadmissível para um jogador com as suas competências. E ambições...

Voltarei aqui dentro de um mês para novo balanço.

Saudações (genuinamente) benfiquistas.

João Matos

Anónimo disse...

João,

Concordo na globalidade com a análise. Só acho que o Roberto não recuperou aos poucos. Está da noite para o dia. Manteve o 0-0 até ao limite na Alemanha (defesa do outro mundo com os pés) e defesa fenomenal ainda 0-0 com o Braga. Além disso não tem comprometido minimamente nos lances mais vulgares.

Em relação ao Saviola é estranho... joga, faz jogar, cria espaços mas realmente nos ultimos dois ou três jogos e ao nível do ano passado já teria marcado três ou quatro golos. Não me parece falta de forma (nunca nem no ano passado foi um jogador com pujança fisica) mas sim ou falta de confiança ou de concentração no remate. Não esquecer que por exemplo a assistência para o Carlos Martins ontem é dele.

Quem acho que está bem acima mesmo em relação ao ano passado é de facto o Carlos Martins e não é só pelo golo. Corre, corta, remata e é contagiante para o resto da equipa.

Ponto mesmo muito (-) é de facto o César Peixoto pois não temos alternativa e não tem qualidade (nem sequer garra ou querer)...

Paulo Mateus Nunes