Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


segunda-feira, 10 de maio de 2010

(Des)Chamadas confortáveis

Não tenho feeling! Não é preciso esconder de ninguém. Não há...empatia. Ia no carro a escutar a convocatória de Carloz Queiróz dos 24 para a África do Sul.

Primeiras sensações...chamadas confortáveis para a selecção. Ou seja, existem 4 grupos de jogadores:

- os titulares: Eduardo; Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Rolando e Duda; Pepe; Deco, Simão e Ronaldo; Liedson;

- os que aspiram a algo: Miguel, Nani, Pedro Mendes, Raul Meireles e Coentrão;

- os que já sabem que são 2.ª opções e vivem bem com isso: Hugo Almeida, Ricardo Costa, Miguel Veloso, etc.

- o 24.º, aquele que se vai embora...José Castro (caso Pepe esteja menos mal).

Carlos Queiroz quer estar numa zona de conforto, quantos menos conflitos tiver para resolver melhor. Dois grs que não aspiram a nada (o 'grego' ainda deve estar a pensar se era mesmo o seu nome e Beto que fez uma mão de jogos na Liga, é claramente uma convocatória 'encomendada'). Não se percebe a não chamada de Moutinho, Patrício, Quim ou Carlos Martins. Este último como claramente substituto de Deco...mas que deve dar muito trabalho. Quim ia fazer sombra a Eduardo...e não convém. Moutinho...menos mal, pensarão os sportinguistas, pois há lá o Mendes e Veloso.

Vai ser um verão com muitas capas de jornais a anunciar jogadores para o Benfica, Porto e Sporting, muito grande...mesmo.

9 comentários:

Anónimo disse...

Palavras para quê, é um imbecil português!!!

AM

Anónimo disse...

Não fui adepto scolari mas fui da sua selecção! Sou adepto de Queiroz mas não da sua selecção!

BS

Gaspar disse...

Este ultimo anónimo, resume muito bem o que escrevi em http:\\desportoquemarca.blogspot.com

Seria optimo um mix de ambos, embora com um pouco menos do folclore de Scolari.

Abraço

Tiago Viana disse...

É inacredítavel esta convocatória.
Resumiste mt bem o que penso sobre isto tudo. A não convocação do Moutinho é rídicula. O Amorim daria uma óptima ajuda até porque faz duas três posições. Na minha opinião qualquer um dos dois é muito mais útil que o Tiago e Paulo Ferreira.
Que me desculpem mas a convocatória do Pepe é rídicula.
Não lhe tiro valor (embora tb não o considere tão bom como alguns querem fazer crer) mas não se convoca um jogador que está lesionado há 6 meses. Que mensagem passará aos outros?

Anónimo disse...

Pois, realmente a convocatória não está de todo bem feita. Para mim era já o Jorge Jesus a treinador e 1/10 da equipa do Benfica (os portugueses claro) como jogadores...

CB

Nuno Santos disse...

Mais um tiro nos pés! Hoje, Queiroz resolve enviar para a FIFA a lista de 30 jogadores. Acrescentou seis aos 24 já conhecidos, ou seja, Patricio, Moutinho, Makukula, Ruben Amorim, Eliseu e Manuel Fernandes. Ora bem, pego neste último... Não fez parte dos 50 jogadores pré convocados...e agora aparece na lista de 30?!?! Epá... Força Argentina! Força Espanha!! Força U.S.A!!!

Gelo disse...

Desculpem lá mas a maior parte das críticas é infundada e seguidista. O Queiroz não é uma pessoa empática mas a verdade é que antes ainda de ele fazer o que quer que seja já tem dezenas de "fazedores" de opinião a criticar todas as opções possíveis imaginárias. Isto só não cheira a encomenda porque ninguém beneficia com isto. Cheira isso sim a inveja. Quanto à convocatória, levaria o Quim ao invés do Beto, porque o Beto mal jogou e porque assumo que esse deve ser um factor importante, porque se a discussão for para o lado da qualidade... enfim, são todos iguais. Quanto ao "grego" é fácil comentar... aposto que ninguém viu um único jogo dele. Todas as outras opções parecem-me perfeitamente defensáveis. O grande problema que existe aqui é o da embriaguez dos benfiquistas pelo título justamente ganho os levar a pensar que qualquer coisa que mexa nas bandas da Luz é uma estrela redescoberta! Carlos Martins?! por favor... nem a 10 den a 6, nem no banco. Rúben Amorim?! Por ser polivalente? Normalmente isso é sinal de menor qualidade, porque não consegue competir com os melhores em posição nenhuma e anda para ali a tapar buracos... lembra-me o Paulinho Santos na selecção.
Para além disso, gostava de ver o Moutinho mas de facto fez uma época ridícula... ao contrário do Veloso que ainda se safou.

Rui Lança disse...

São opiniões...eu mantenho a minha que rapidamente vimos para casa e os jornais vão encher-se de nomes de jogadores para os grandes.

Qt à escolha...acho que é um misto de jogadores confortáveis vs objectivos confortáveis. Quanto a Ruben Amorim...cm eu adoro jogadores carregadores de piano. Venham eles!

Tiago Viana disse...

Primeiro dizer que nada me move contra Carlos Queiroz. Sou defensor há mais de 1 década que o lugar dele é na Federação como director técnico. Custe o que isso custar à federação.
Quanto ao Quim é apenas porque jogou uma época inteira e parece-me que não é pior que o Beto, bem pelo contrário.
Relativamente ao João Moutinho acho mt mais jogador que o Tiago e se estivesse no estrangeiro estava convocado. O Ruben Amorim a razão é simples faz tão bem a posição de LD como o Paulo Ferreira e podia ser uma mais valia para rodar os médios. Para além de não ser sempre verdade que um polivalente não saiba fazer muito bem duas posições. Sim, porque jamais levaria o Pepe.
Para finalizar dizer que me é totalmente indiferente o sucesso ou insucesso da selecção nacional. Sempre foi aliás.
O país tem coisas muito mais importantes a resolver (tb dentro do desporto), essas sim revelantes para a nossa qualidade de vida.