Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


domingo, 16 de maio de 2010

Benfica, Identidade e 2010/11

Já muito se escreveu do que se passou esta época desportiva, que hoje finda em termos de competições de clubes profissionais. E já há algum tempo que o Futebol Profissional não conquistava dois títulos para os lados da Luz, principalmente, quando um dos títulos é o principal e o outro 'apenas' uma Taça da Liga, que conquistada sem qualquer caso...foi desprezada pelos meios.

Podemos focar-nos apenas no que se passou ou pensar e idealizar o que poderá ser a época desportiva 2010/11. Escrevi há algum tempo neste mesmo blogue o que era a identidade de uma equipa. Apliquei-a ao Benfica após o empate em Olhão 2-2. Hoje, mesmo com a conquista do título principal, a identidade é algo que ainda não está cimentada na minha opinião. A conquista de identidade por parte das equipas leva algum tempo e passa por diversas fases. Hoje, o Benfica tem uma imagem em termos de prática, sabendo-se o que gosta de fazer e como ultrapassa alguns dos seus obstáculos em campo, mas a sustentabilidade do plantel é mais do isso.

Estou convencido que a grande maioria do plantel para a próxima época está 80 a 90% definido. Quem regressa, quem é dispensado e até mesmo os que já estarão vendidos. Cardozo para Espanha? Javi Garcia para Espanha? Di Maria para Inglaterra? Bem sei que não é o que se escreve por aí...mas vamos aguardar.

Este é um exercício que quem acompanha o futebol muito gosta. A entrada na sillyseason. Principalmente quando o Benfica tem matéria prima para vender, como há muito não acontecia, e precisará de colmatar as saídas e ainda preencher algumas lacunas.

À opinião geral de um guarda-de-redes, que não considero ficar resolvida com Eduardo (desculpem-me, mas o Quim apresenta a mesma ou maior qualidade do Eduardo). Pede-se alguém que acrescente valor...que faça a diferença em alguns jogos em que a bola apenas vá à nossa baliza 2 ou 3 vezes e não entre!

Apesar das laterais estarem bem entregues: direita com dois bons jogadores, à esquerda com uma boa promessa e um que dá garantias mínimas, são quase tudo adaptações. Nem Maxi, Ruben, Fábio ou Peixoto são laterais de raiz. Com a saída de Di Maria, quer Coentrão quer Peixoto podem ser vistos como possíveis médios esquerdos, um mais ala outro mais interior. Posição...a esperar.

Onde acho mesmo que o Benfica precisa de alguém é a extremo direito. Alguém...que se perceba que possa fazer o que Di Maria faz (ou fazia?), mas no lado contrário. Sempre depositei esperanças em Urreta. Esta época apenas fez um jogo, logo contra o Porto (que jogou com todos) e fez uma excelente exibição contribuindo para a vitória. Não possui ainda 'andamento' para titular, mas é claramente o emprestado a regressar. De resto...Yebda, Haliche, Binya, Patric, todos para vender e fazer alguns milhões.

Dos que estão no plantel, deixo à vossa consideração quem dispensaria, embora Felipe Menezes fosse para emprestar, Eder Luiz não me cativa, Luis Filipe e Jorge Ribeiro seja para definir o que fazer deles, e tentaria fazer algum dinheiro com Sidnei caso David Luiz não saísse. Promovia ainda mais Miguel Vítor, Roderick e com Fábio Faria, um deles seria o central suplente.

Bem sei que a Liga dos Campeões é outra coisa, principalmente quando foi assumido que se gostaria de chegar longe (quartos?). Tem de se possuir 2 jogadores para cada posição. Para já, e do que se sabe, há Jara, Fábio e Gaitan. Quanto a outros reforços, não acredito que o Benfica compre mais ninguém em Portugal. Dos que andam aí por fora...apenas me pergunto porque raio ninguém compra o sueco que faz as duas alas...e tanto cativa quem o vê!

8 comentários:

Tiago Viana disse...

Bom não sei quem sai mas apostaria num Defesa-Esquerdo o que me garantia que se quisesse pôr o Coentrão no lugar do Di Maria teria soluções, até porque o Gaitan tb faz de ME. Caso o Javi saia um trinco para rodar com o Airton que depois da época que fez e o tal período de adaptação sempre necessário me parece ser suficiente. A lateral direito não contrataria ninguém pq o que temos chega e tem identidade.
Os centrais sem sair o Luisão e David Luís seriam o 3 portugueses.
O guarda-redes ou era estrangeiro ou era o Quim. Jamais o Eduardo.
Se pudesse só venderia o Di Maria e o Cardozo por bom preço.

Rui Lança disse...

Vamos ver quem sai...ouve-se muita coisa e a verdade é que as vacas andam magras e por isso, se receberem alguma boa proposta deverá ser claramente analisada! Nunca se sabe se haverá novamente uma época assim, mesmo com a montra da Liga dos Campeões.

Nuno Santos disse...

Interessante, este tópico. O Benfica não pode cometer o erro de vender, vender e vender. Terá de vender? Sem dúvida. Na minha opinião, devem sair dois, no máximo três jogadores. Julgo que os activos mais em risco são: Di Maria e David Luiz. Estes dois, duvido que fiquem e acredito que poderão render perto de 80 milhões de euros. Para quê este dinheiro? Tapar buracos. 60 milhões tinham destino certo...os restantes 20, seria para investir novamente em jogadores.
Posições a reforçar? Pois, se sair Di Maria, apostava num defesa esquerdo de qualidade e avançava o Fábio Coentrão. Caso contrário, ficaria o Fábio a defesa esquerdo e ia buscar o Ronaldinho a custo zero.
Se sair o David Luiz, não iria buscar nenhum defesa central. Luisão, Sidnei, Fábio Faria e Miguel Vitor dão conta do recado internamente.
Liga dos Campeões? Pá, vamos ser sinceros e objectivos, não temos ainda estrutura nem equipa para a conquistar. Quartos de Final seria ou será muito bom.
De resto, manter os melhores e emprestar outros.
Despachar o Mantorras, que cuspiu e cospe no prato onde de há 5 anos para cá lhe servem...e que prato bem cheio!!
Reforços? Teria atenção a algumas movimentações...Ronaldinho (vai rescindir contrato com Milan), Simão (apenas mais um ano de contrato) e Kuranyi (final de contrato).

Rui Lança disse...

Boas Nuno!

Sim, Liga dos Campeões...será que existem de facto benfiquistas que acreditam nisso? Acho que não, 4.ª finais já era muito bom.

Reforços...Ronaldinho? hum...muita fruta, mas pronto, também acharia que Saviola ou Aimar nunca viriam, e andam por cá, é um facto. Kuranyi vai para a Rússia e Simão, sim! Mas existiria o problema do balneário, mas pronto. E centrais...defesa esquerdo, acho que teremos de ir ao mercado.

Tiago Viana disse...

Jamais contrataria o Simão neste momento. Por duas razões, o salário e o que isso iria minar o balneário. Se ele chegasse, muito possivelmente a união e aceitação de líderes que vemos hoje em dia muito possivelmente desapareceria.
Ronaldinho também não. Salário incomportável e motivação muita duvidosa.
Se pudesse não venderia o David Luis mas sim o Cardozo. Jogador que sempre defendi mesmo quando andava tudo encantado com o Suazo que não é tão útil como ele.

Rui Lança disse...

Eu gostaria do Simão, mesmo com esses perigos que o Tiago avisa. Quanto a Ronaldinho, vai ficar mais um ano no Milan e Cardozo será dificil substituir, até porque o Benfica não tem acertado muito nos avançados. Longe disso!

Nuno Santos disse...

Bom, há um factor importantissimo que o Benfica tem este ano e terá de saber usar: Liga dos Campeões!

Se o Cardozo sair, há por aí muito bom avançado. Uns em final de carreira e outros em fase inicial. A quaestão é esta, não valerá a pena apostar num avançado jovem de grande valor e segurá-lo já a longo/médio prazo? O Benfica não tem condições neste momento de segurar um ponta de lança deste tipo??
- Kanouté (32 anos, Sevilha)
- Darren Bent (26 anos, Sunderland)
- Dzeko (24 anos, Wolfsburgo),
- Suarez (23 anos, Ajax), entre outros

O Suarez e o Dzeko são bombinhas...
Como já aqui referiram que o Kuranyi vai para a Russia, há outras opções.

Ainda hoje, no Record, a capa dá como saída o Di Maria e David Luiz, os tais dois jogadores que referi ontem estarem de saída. Parece que a minha fonte, está certa... :)
Já há duas semanas me disseram que o David Luiz já tinha pré acordo com o Real Madrid, estava tudo tratado e que a familia dele já vinha a caminho (chegou a semana passada) e seguia para Madrid para ir tratando das coisas...
E, Di Maria podia segui-lo...

Dão 50 milhões mais o Benzema...e não falamos mais disso!

PSousa disse...

Que saudades destes tempos... em que até compilava as listas dos jogadores que todos os dias nos entravam pelos olhos dentro... e depois passava a época a dizer: «este esteve para vir para o Benfica!», de cada vez que via um jogo internacional... :)

Notas:
A necessitar de um GR, nunca será o Eduardo... concordo com o meu Amigo Lança... não acrescenta nada face ao Quim... fala-se no miúdo do Atlético Madrid, mas com a vitória na Europa, duvido... hoje falam em mais um brasileiro, mas isso é para as comissões do JJ...

Apesar da saída do David Luiz, não creio que tenhamos necessidade de mais centrais...

Laterais - contratava um para a esquerda;

Médios - tenho dúvidas que saia o Javi, portanto os problemas começam nas alas... o Eder Luis acho que poder «rebentar» esta época... contratar mais um... se fosse o Simão (com JJ as coisas andam na linha), tanto melhor...

10 - Precisamos de alguém para o lugar do Aimar... é uma posição de menos, com o Martins a ser um bom suplente...

Avançado - fazer regressar o Makukula e investir num cromo para envergar a 9 D.M. (depois de Mantorras)... o 7 tb creio que já era...

Gaitán e Jara não me oferecem grandes garantias... vamos esperar para ver...

E continuo à espera da surpresa do JJ sair, vamos ver...

Saudações benfiquistas