Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


domingo, 18 de janeiro de 2009

Coaching

Algumas notas sobre o tema do 'coaching' (humanet)

Notas sobre o 'coaching' a partir de diversas ideias. Por exemplo, a de o tema apesar de já não ser novo parecer agora estar na moda. Será que as pessoas das empresas portuguesas, nomeadamente os gestores, estão realmente mais receptivas ao 'coaching'? E como é que através dele se pode melhorar a performance? Por Jorge Araújo

O ponto de partida para estas notas. O tema do 'coaching', apesar de já não ser novo, parece estar na moda. Mas será que as pessoas das empresas portuguesas, nomeadamente os gestores, estão realmente mais receptivas ao 'coaching'? Se a questão é porque o 'coaching' está na moda, parece-me preocupante. Mas se é por constituir uma necessidade, então tudo bem.


Verifica-se de facto na actualidade um aumento da receptividade dos responsáveis pelas empresas ao processo de 'coaching'. Numa realidade onde cada vez mais se impõe que quem dirige ajude a melhorar as competências dos colaboradores, é incontornável que o processo de 'coaching' constitua algo de imprescindível. Cumpre-me no entanto chamar a atenção para um facto de decisiva importância.

Não é 'coach' quem quer, muito menos quem for simplesmente designado para tal, ainda menos quem queira fazer do acto de ser 'coach' um simples modo de vida como qualquer outro.A nível desportivo, ou no âmbito da formação de quadros de uma empresa, entende-se por 'coaching' o acto de melhorar as competências dos membros de qualquer equipa de trabalho, tanto a nível individual como colectivo. Pressupõe informação e formação contínua, ensinar o esperado e a gerir o inesperado contido no dia-a-dia do funcionamento de qualquer equipa de trabalho. Requer treino, tomando sempre como referência fundamental a actividade bem concreta para a qual pretendemos preparar aqueles a quem nos dirigimos.

Que no meu caso foram e são os jogadores. Mas que no que se refere a uma empresa, serão os respectivos quadros.Não é fácil desenvolver uma correcta intervenção de 'coaching'. Melhorar e desenvolver as competências dos que connosco trabalham pressupõe servir, mais do que servirmo-nos. Exige entrega aos outros. Pensar mais nos interesses daqueles que formamos do que propriamente nos nossos. O centro das nossas preocupações deve transferir-se da nossa afirmação e da nossa imagem profissional para a melhoria das competências daqueles que estão sob a nossa responsabilidade formativa. E isto está longe de ser algo fácil de levar a cabo. Requer maturidade, humildade, desprendimento pessoal. Solicita-nos um conhecimento profundo das nossas debilidades e vaidades pessoais, tendo em vista conseguir a respectiva ultrapassagem e o seu controlo.

O 'coaching' não é bom nem mau em si mesmo. Depende do modo como é exercido. E acima de tudo tem de ser realizado por quem seja capaz de, mais do que invocar o seu estatuto de autoridade, saiba provocar nos 'coachees' o reconhecimento dessa autoridade. Por quem consiga criar ambientes de trabalho onde a competência seja reconhecida e incentivada, exista confiança e respeito mútuo, os mais preparados cuidem dos menos preparados, as tradições e os valores colectivos sejam devidamente respeitados, inovação e criatividade não sejam só palavras e o sucesso de uns seja o sucesso de todos.

O 'coaching' entendido como treinar requer uma constante observação selectiva dirigida no sentido de o 'coach' cada vez mais e melhor ensinar e melhorar as competências dos 'coachees'. Levando-os a assumirem os objectivos individuais e colectivos a atingir e a actuarem ao serviço da equipa com o maior empenhamento possível. 'Coaching' (treinar) é responsabilizar, dando o tempo necessário para evoluir, e o espaço individual necessário para criar. 'Coaching' é tudo aquilo que formos capazes de fazer ao serviço daqueles que connosco trabalham e, principalmente, ajudá-los a chegar onde pretendem.

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