Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


quinta-feira, 16 de abril de 2015

Começa a tese...Liderança, Autonomia e Competências

A tese vem aí!

Certamente que trará muita carga de emoções, trabalhos mas também uma aprendizagem. O tema deverá andar por aqui: A liderança e a autonomia no desenvolvimento de competências colectivas.

Ou seja:

A liderança é um tema sempre interessante e sempre à procura que a estudem de formas distintas.

A autonomia, como a liderança é uma das áreas que eu gosto bastante, e aparece constantemente como um dos denominadores comuns dos profissionais e equipas com melhores desempenhos.

A aprendizagem de competências acontece durante toda a nossa vida. Especialmente no âmbito e contexto do nosso trabalho individual e em equipa.

O objectivo é perceber como é que o acto de liderar uma equipa para ela ser mais autónoma provoca o desenvolvimento de competências. Que tipo de perfil e conjunto de acções da liderança; o que é necessário possuir e conquistar para se ser uma equipa autonomia; e que competências são um meio para conquistar-se a autonomia e que competências aparecem após a autonomia estar conquistada e compreendida.

3 comentários:

Unknown disse...

Olá, Coach Rui

Estou a estudar competências .

Bibliografia : 2 Livros de António Caetano, 1 de Mário Ceitil, 1 livro de Manuel Pina e Cunha + 5 autores e o Relatório de estágio do Mestrado de António Pedro Pereira_UP.

Cada vez me sinto mais teórico!

Um abraço,

Rui Lança disse...

Boa noite! Eu tenho aqui para a troca. Se quiser uns artigos mais académicos, tb lhe arranjo. Diga-me apenas quais as áreas que precisa. Abraço

Unknown disse...

Agradeço a resposta, Coach Rui,

Foi só um pequeno desabafo.

Os livros que tenho (os que referi) chegam e sobram.

Continuo a seguir o BLOG "Coach to Coach" agora com interesse redobrado.

Um abraço