Na semana passada dinamizei uma formação especial. Mas com temáticas que vão sendo mais comuns. Não porque tenham aparecido agora, mas porque lhe estão a dar a importância devida. A comunicação interna!
E relação do colega com o colega, relação do cliente interno. "Como fazer com que a minha equipa comunique comigo ou entre si?" é uma das questões que os líderes de equipas colocam (ou deveriam) a si próprios.
Para alguns tipos de liderança, esta é uma preocupação constante. Receber feedback, receber informações, notícias, propostas, ideias, mais-valias ou até discórdias. Diria que deveria ser uma preocupação de todos os elementos que fazem parte de um grupo. Nestas áreas existem algumas ferramentas e comportamentos que fomentam os processos e os hábitos:
- A mais importante...todos reconhecerem e estarem alinhados na mais-valia que é possuir canais e processos de comunicação como factores críticos de sucesso;
- Ter uma liderança/chefia que esteja receptiva a receber informação e confortável com os processos de comunicação nos dois sentidos;
- A equipa ter e reconhecer (na prática) que existe uma regra colectiva de comunicação frontal e regular.
A foto vem de uma formação minha em 2006 com um colega de equipa na altura, o dinamarquês Kasper!
2 comentários:
Olá, Coach Rui
Comunicação interna tema sempre atual. Como escreveu o Humorista português Nilton:
NÃO QUERO SABER
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Estou farto de saber os segredos da justiça!
Será que dá para pararem de os contar? É que se contam deixa de ser segredo!
Guardem lá isso para vocês.
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A comunicação interna, muitas vezes é confundida com coscuvilhice.
Um abraço
É uma visão :) Mas não era bem disso que falava eheh!
Abraço e boa semana caro Rui!
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