Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Metacomunicar na liderança de grupos

Ouvi pela primeira vez o termo 'metacomunicar' durante o meu curso de Coaching. Já lá vão alguns anos. Confesso que na altura a compreensão não foi a melhor e com algum ruído à mistura, a eficácia da mensagem não foi a melhor.

Nos últimos tempos voltei a recordar o termo como algo que se encaixa perfeitamente na tarefa de comunicar individual e colectivamente. Bem como na tarefa de liderar, seja qual for o estilo que se pratique.

Atinge uma importância fundamental com grupos, pois a dificuldade de aperfeiçoarmos a nossa mensagem a vários receptores dificulta a escolha e tomada de decisão/consciência do que devemos dizer ou evitar por inúmeras razões.

Um pequeno texto sobre o que é. Aconselho vivamente a perceberem o que JÁ fazemos. Uns bem, sabendo ou não sabendo o que e como se faz, e outros mal...sabendo ou não sabendo que o fazemos.

"A Metacomunicação pode ser definida como um processo pelo qual um emissor tentapassar em sua mensagem a maneira como ela deve ser interpretada. Isto se faznecessário quando temos necessidade de que o receptor de fato receba a mensagemem seu sentido mais claro e original possível.A técnica de metacomunicação é utilizada em geral quando queremos expressar algumsentimento humano, mas de forma não invasiva à uma pessoa, isto é, uma forma menos bruscade se transmitir uma mensagem, uma forma de preparação para que a pessoa receba amensagem sem constrangimento ou espanto. Usamos a metacomunicação por exemplo aonoticiar fatos ruins, ao pedir atenção, ao dar alguma advertência, enfim, algo que faça umprelúdio daquilo que se quer comunicar. Embora se aplique mais na linguagem, ametacomunicação não se restringe à ela. Pode-se usar de gestos, olhares, expressões corporaise faciais para dar mais ênfase ao que queremos comunicar e ao modo como queremos serinterpretados.Questões como distância e ruído podem afetar a metacomunicação, porque influenciam nomodo como a mensagem chegará ao destinatário, podendo assim alterar a percepção doconteúdo desta. É muito mais seguro para um emissor que quer manter a integridade de suamensagem passa-la a uma distância pequena do receptor.Eventualmente, é preciso tomar certa precaução em usar metacomunicação. Devemos serobjetivos na preparação do receptor, isto é, não usarmos elementos de metacomunicação emdemasia, senão podemos dar a impressão de estarmos enrolando e deixando o receptorimpaciente para o conteúdo real da mensagem."

Sem comentários: