Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Feedbacks

Está mais do que provado que não vivemos em ambientes onde o feedback seja uma acção comum. E quando o há, maioritariamente é negativo ou destrutivo. Acaba por ser mais fácil, menos exigente e, suponho eu com base em quase nada, mais confortável.

Dar aulas este ano tem sido uma experiência mais interessante ainda, tenho reforçado que individual ou colectivamente, dar e receber feedback concreto e claro pode ser um reforço importante nas tarefas e no contexto organizacional. Sejam quais forem esses contextos organizacionais e colectivos.

Várias vezes os alunos, com mais anos de vida do que eu, dizem-me o seguinte: "Tenho de reconhecer que ao início estava com baixas expectativas, mas de facto, estas áreas são mesmo muito importantes e quando pensamos que fazemos bem ou não fazemos algumas coisas que criticamos, somos apanhados a fazê-las!".

De forma geral é isso, quanto menos se espera, estamos lá! Tem de se tornar um hábito 'isto' de praticar escuta activa. Perceber as vantagens. Aceitar os erros e reflectir sobre os mesmos. Nem acho que seja um caminho árduo, é rápido, basta querer e praticar. Uns com menos tempo, outros com mais tempo, mas chegamos lá.

Sem comentários: