Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O ir lá para fora

Hoje ‘sonhei’ que estava a visitar Berlin e ao fazer uma pergunta a um alemão sobre um produto turístico fui confrontando com a pergunta “De onde és turista?”. Respondi-lhe “Portugal”. O alemão agradeceu-me por Portugal estar a ajudar a tornar o seu País num local melhor e sem gastarem muito. Perplexo, podia ser um problema de língua, questionei “Como? Não entendi!”.

O alemão explicou-me que os po...rtugueses que estavam a desembarcar actualmente na Alemanha eram bastante capacitados tecnicamente em vários campos, hábeis a confrontar problemas, dedicados a aprender línguas novas, tolerantes em termos sociais e que as únicas duas pedras no sapato eram facilmente solucionados pelos alemãos. “Duas pedras?” repeti eu! “Sim, chegam descontextualizados e desmotivados! Mas isso resolvemos rapidamente sem gastar muito dinheiro, ambientes empáticos.

Criamos ambientes, contextos e motivações ! Não entendo é porque vocês investem na formação e educação delas e depois os incentivam a ir aplicar essa formação e valores em ambientes externos.”. Eu também não…

Rui Lança

1 comentário:

F. Gaspar disse...

Que belo "sonho". Também gostava de voltar a Berlin um dia destes.

Mas em portugal também há bons exemplos desses, não são muitos mas há. Ainda no outro dia estava a passar o caso da "Fly London", com excelentes práticas, simples, intuitivas.

Mas para mudar a mentalidade global não podemos passar estas reportagens em canal fechado, a horas que ninguem vê. Têm de ser reportagens em horário nobre, desenvolvidades, apelativas, com exemplos práticos.

É preciso que os sindicatos desformatem a sua luta pelo emprego das 9 às 17h, cinco dias por semana, mas continuem a lutar por trabalhadores satisfeitos, reconhecidos, valorizados, recompensados...

Ninguem se queixa do patrão quando trabalha muito, mas é reconhecido e recompensado....