Se há característica que é atribuída aos diferentes líderes que conseguiram formar ou manter equipas que conseguiram obter o sucesso empresarial ou desportivo durante um período de tempo é a inteligência emocional. Apesar dos primeiros termos sobre esta tipo de inteligência terem surgido na primeira década do século XX, foi Daniel Goleman que tornou o termo mais popular e utilizado em diferentes áreas de actuação.
Goleman defende que independentemente dos estilos de liderança, os líderes mais eficazes têm apresentado algo em comum: todos eles têm um alto grau do que se denomina inteligência emocional.
Significa que possuem uma autoconsciência, autodisciplina, motivação, empatia e habilidades sociais que lhes permitem entender, primeiro, a sua própria constituição emocional, e em segundo, as outras pessoas para direccioná-las na direcção e na concretização dos objectivos dos seus projectos, equipas ou organizações.
Como é que a inteligência emocional e as características referidas ajudam um líder a alcançar processos mais sustentáveis de liderança da sua equipa, logo ajudando a que a mesma crie processos mais duradouros?
- Ao reconhecer e saber interpretar as suas próprias emoções e as consequências que elas criam, consegue ter uma melhor e mais rápida compreensão do que consegue despoletar nos outros. Mais uma vez, saber a razão de um resultado é bastante diferente de saber apenas o resultado final.
- A empatia dá-lhe a capacidade de ter mais flexibilidade de se adaptar a mais pessoas e com menores zonas de desconforto pelo facto de se ter de colocar mais vezes no lugar de outras pessoas.
- A autoconsciência e autodisciplina permitem-lhe ter mais humildade e assertividade para conhecer e assumir os seus pontos fortes e fracos na gestão e liderança de uma equipa.
- Saber as suas forças aumenta-lhe a confiança desde que elas sejam canalizadas para uma procura de melhores resultados e não ocultação das fraquezas.
- Conseguir ter um melhor controlo emocional permite-lhe saber quais os seus efeitos e saber tirar melhor proveito das emoções me situações onde as mesmas se podem ou devam sobrepor às decisões que devam ser menos racionais e vice-versa.
- Ter consciência da importância que é perceber as pessoas em seu redor, ter capacidade e habilidade de querer entender os outros, recolher mais e melhor informação sobre o que os outros sentem, pensam ou observam, é estar vários passos à frente pois demonstra interesse, dedicação e recolhe informação privilegiada de que doutra forma seria impossível.
- O ponto anterior permite não apenas entender melhor e com mais fiabilidade os outros, como saber o que pode ser benéfico para desenvolver e melhorar as competências dos elementos que pertencem à equipa.
- Numa equipa, a inteligência emocional permite resolver e gerir melhor as emoções dos outros, gerir conflitos de forma mais eficiente e congregar objectivos individuais e fomentar um compromisso mais global.
- Por fim, tudo isto se agrupa na capacidade de gerar um maior e melhor impacto nas pessoas que lidera.
Isto não significa que a inteligência emocional e o que a constitui é a única variante importante. As habilidades técnicas são relevantes, elas são o requisito para aceder a algumas posições de top.
Quando se junta as temáticas de liderança e equipas (de trabalho) ainda ganha mais importância a inteligência emocional dado que esta permite a habilidade de trabalhar em equipa e a eficácia de liderar compromissos individuais e colectivos.
(cont.)
47 comentários:
Uma característica importante num líder, embora muitas vezes negligenciada, é a capacidade de se conectar com os seus liderados. Desenvolvendo um relacionamento próximo e saudável com eles, está a investir na motivação da sua equipa e a aumentar a disposição deles para o seguirem.
Uma das áreas que eu sempre desenvolvo quando trabalho com liderança, é o relacionamento interpessoal. Muitos dos problemas que surgem, assim como situações de fraco desempenho, têm a ver com problemas de relacionamentos ou comunicação ineficaz.
Olá Mena, eu aposto muito nessa duas áreas como áreas a trabalhar, falhas na comunicação e impacto comunicacional e relações, embora considero que sejam poucos os líderes que invistam tempo a realmente conhecer as pessoas em redor.
Bom dia Rui. Acredito que todo líder deve ter a capacidade de agregar, reunir, integrar sua equipe para que a mesma alcance suas metas. Saber ouvir também eu acho que é uma das principais características de um líder.
Boa tarde, sim concordo. Mas eu até considero que toda a liderança que quer ter êxito deve ter essas características que a Camila indica. Acho que as lideranças de equipas de alto desempenho têm algo mais. Um sal ou pimenta que as diferencia das outras lideranças. Talvez possa fazer isso que a Camila diz de modo quase perfeito, mas acho que tem de ter um estilo muito visionário e sempre formador, na conquista de algo mais. Concorda?
Sim concordo! A automotivação do líder é uma tarefa indispensável para que ele consiga fazer o mesmo e as demais características que citei.
É necessário distinguir o tipo de bom desempenho que nos referimos. O desempenho ideal é aquele onde as metas são alcançadas com excelente qualidade de saúde no âmbito familiar e pessoal. Ou seja, os resultados na empresa não comprometem essas duas áreas.
George Barbosa
Equilírio. Essencialmente equilíbrio.
Caro George, falo do desempenho que está relacionado nas empresas com produtividade que pode ter vários indicadores, concordo. Nas equipas desportivas, com vitórias, marcas, etapas, etc. Direi eu.
Tem razão Rui
Normalmente líderes não têm muito tempo para detalhes e preferem apostar em aprender "técnicas" de liderança. Mas quando conseguimos que eles "façam o percurso" e comecem a trabalhar áreas importantes do seu eu interior, acabam por verificar o benefício que isso lhes traz, não só a nível profissional mas também pessoal.
Pela minha experiência pessoal, muitas vezes é mais gratificante começar a trabalhar com alguém que já está mesmo no fundo do que com aqueles que querem apenas umas dicas para serem líderes mais brilhantes. Em Counselling é comum chegarem até nós pessoas que já estão suficientemente desesperadas para aceitarem começar algo novo. E, por incrível que pareça, podem ser mais rápidos e visíveis os progressos com um CEO que está quase à beira do colapso total, do que com um que está no seu percurso ascendente.
Concordo com a Mena. A identidade, algo difícil de alterar, condiciona tanto, mas tanto a aprendizagem e a predisposição para o cenário - que eles muitas das vezes rejeitam e recusam - que é existir um 'mundo' diferente de fazer as coisas, como liderar.
Acho interessante como ao longo da evolução Humana, nos vamos redescobrindo e reinventado como Humanos, encontrando novos nomes para a incansável busca da felicidade.
Não quero com isto reduzir valor do conceito da Inteligência Emocional, antes pelo contrário pois é fundamental para sermos melhores seres individuais e colectivos.
O que eu gostaria de apontar aqui é que estes conceitos são trabalhados desde mais antigas sociedades humanas, onde a busca da felicidade apontava para desenvolvimentos espirituais de conhecimento interior, para melhor compreender o outro.
As filosofias orientais, bem como as mensagens religiosas, vão apontando para o desenvolvimento de uma inteligência emocional, que no mundo ocidental tem sido desprezada em relação à inteligência técnica do conhecimento científico.
No entanto, quem consegue desenvolver esta inteligência emocional, destaca-se como líder, como pessoa, como Humano.
Obrigado Daniel, concordo em absoluto. Talvez os tempos hoje - pela escassez, não sei - se dê mais valor a algo que afinal não é assim tão novo, mas hoje tem um lugar ainda mais especial. Sim?
Cumps,
Em uma empresa de serviços o líder deve ter bom senso, ser um agente que agrega pessoas,leal a empresa e ser visionário em metas e resultados. Motivar a equipe de forma saudável.
Elevado índice de inteligência emocional.
A questão do visionário e do elevado índice de IE são claramente dois pontos a favor. O agregar também concordo. A capacidade de gerar compromisso colectivo aparece muitas vezes na bibliografia sobre o tema.
Em Counselling chamamos a essa atitude ser "alérgico à mudança". Há pessoas, principalmente em cargos de liderança, que são tão, tão alérgicas a qualquer tipo de mudança que, à primeira vista, parecem totalmente inalcançáveis.
Como chegar até elas? Pela minha experiência, o caminho mais rápido é o da dor (desculpe a frieza!). Mas é quando a pessoa já se sente mesmo no fundo (a nível pessoal, financeiro, emocional, etc) que nós podemos conseguir que ela aceite fazer "alguma coisa". E quando começamos a ver alguma mudança, podemos pegar nessas primeiras pequenas vitórias para então trabalhar fortemente a motivação, o compromisso e o empenho em resolver o problema.
Pode-se fazer muita coisa com as pessoas que pensam que já chegaram ao fundo. Pessoalmente, essas são as situações com que gosto mais de trabalhar e, muitas vezes, também aquelas em que se conseguem resultados mais rápidos.
Mena Wagner
Boa tarde.
Permitam-me acrescentar um detalhe: o exemplo.
Para além do que já foi dito, um lider não pedir para fazer algo que ele não faça.
João Miguel Mendes
Concordo, a minha duvida é se é um indicador de equipas de elevado desempenho, ou seja, os líderes que assumem estas equipas têm essa faceta?
Eu acredito em criar valor, entre as pessoas de uma equipe. Gerar um compromisso, fazer parte de uma equipe de sucesso ou mesmo de uma equipe em construção.
O participar, o fazer parte, gera uma motivação extra, no desenrolar das atividades.
Patricia De Oliveira Lapa
Concordo :) e gosto da parte da inclusão de todos como forma de desenvolver competências.
Concordo plenamente, maior parte dos lideres, não sabem executar as tarefas que lideram, resultando normalmente, no incumprimento de prazos e objectivos, para os quais se propuseram.
António Balisa
Concordo que é fundamental o líder dar o exemplo. Um líder não pode exigir cumprimento, qualidade de trabalho, respeito, carácter, etc., se ele próprio não mostrar essas qualidades.
No entanto, será que um bom líder tem que saber fazer todas as tarefas que está a liderar? Claro que o líder deve ter algum conhecimento acerca de cada tarefa da sua equipa, mas será que é grave ou errado um líder ter liderados que sejam melhores do que ele em algumas áreas específicas?
Mena Wagner
Bom dia a todos. Concordo com o que foi escrito até agora, contudo deixem-me colocar as coisas de uma forma muito prática e operacional. São --------- atitudes as necessárias para uma boa liderança de equipas: 1) Investir nas relações; ter objectivos claros, atingíveis e facilmente mensuráveis; envolver as equipas na gestão operacional do dia a dia; implementar um programa de melhoria contínua;.
JT
Desculpem-me mas as vossas defenições de lider só estão relacionadas com um pequeno grupo ou empresa.Daí eu vos diga que um lider de um país, não tem que saber executar algumas tarefas, tem é que ter uma estratégia e uma meta e depois define a linha orientadora que o conduzirá á meta com o exito pretendido.Se o conseguir é um grande lider.
sebastião penas
Concordo consigo, Sebastião.
No entanto, creio que "não saber executar algumas tarefas" também pode ser aplicado a líderes de grupos mais pequenos do que um país. Um problema muito comum, é pensar-se que um líder não pode ter nenhum liderado com capacidades acima das dele. Esta é uma ideia errada e que leva pelo menos a dois tipos de problemas:
- os líderes que agem como se soubessem fazer coisas que na realidade não sabem nem são a área deles
- os que ficam melindrados quando vêem membros da sua equipa a terem um desempenho cada vez melhor e começam a ter atitudes de defesa (ou mesmo ataque) em relação a esses membros
Qualquer destas atitudes tem consequências bastante negativas não só para o líder e a sua equipa, mas para toda a organização.
Mena Wagner
Pessoalmente não defendo a ideia de um líder que saiba fazer a 'tal' tarefa. Ser um exemplo é diferente de saber executar as tarefas. Ou seja, ser exemplo é praticar as atitudes e comportamentos relacionados com o saber estar ou ser, como respeitar ao exigir respeito, responsabilidade para quem exige que as pessoas, etc. O líder que é bom tecnicamente 'limita' um pouco a visão da equipa, pois será impossível saber fazer tudo. O melhor...será ter talento para reconhecer talento. Aqui...já apoio.
Concordo plenamente Mena, não será necessário ser um bom executante do que se lidera, mas pelo menos terá que saber distinguir quem está a inovar o serviço e apoia-lo nessa inovação, contrariamente a muitos líderes, que com medo de perderem a liderança travam e muitas das vezes fazem com que esse inovador seja despedido, para que o seu cargo de chefia não seja posto em causa. Eu próprio fui vítima desta situação por diversas vezes. A administração pública é um bom/mau exemplo disso.
Não será necessário ser um bom executante do que se lidera, mas pelo menos terá que saber distinguir quem está a inovar o serviço e apoia-lo nessa inovação. Contrariamente a muitos líderes, que com medo de perderem a liderança travam e muitas das vezes fazem com que esse inovador seja despedido, ou transferido, para outra secção, com receio, que o seu cargo de chefia não seja posto em causa. Eu próprio fui vítima desta situação por diversas vezes e a administração pública é um bom/mau exemplo disso.
A função pública tem de tudo, se calhar é menor ou em maior escala consoante os casos. Como tudo. Um caso onde a administração pública, principalmente a central, consegue ter excelentes exemplos é na motivação por parte da liderança. Sem promoções, sem consequências graves, sem capacidade de premiar...é preciso muita dedicação para motivar.
"O melhor...será ter talento para reconhecer talento" sim certamente esta é a chave do grande líder... estou completamente de acordo.
António Balisa
"O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade."
(Augusto Cury)
O liderado quando sonha em ser um líder, deseja ser como ele, e essa é a melhor parte dessa colheita. O verdadeiro líder gera outros líderes, é seguro e por isso, treina pessoas, para serem líderes também. Ele é um caçador de talentos e multiplicador deles.
António Balisa
O líder, lidera uma equipa e tem que exercer a sua função de maneira a que os elementos dessa equipa sejam lideres de si mesmo mas sem se desviarem do objectivo a atingir pelo coletivo.Só assim, o líder consegue extrair o máximo de cada elemento.
sebastião penas
O líder, para além de todas as qualidades e valências aqui já explicitadas, é alguém que tem de apreender bem a globalidade do projecto (mesmo que o projecto seja um país) e os factores que o afectam, definir a estratégia que melhor se adapte à execução do projecto e conseguir manter a rota ou trajectória, sabendo em que pontos do tempo fazer os ajustes, ou seja, ter capacidade de antecipação e de previsão de dificuldades. Um líder deve ser um guia, orientador e facilitador. A ideia que o líder é um faz tudo, que supera todos na equipa na tarefa específica de cada um é uma ideia errada e incongruente no contexto de um projecto. Porquê? Porque se o líder faz melhor as tarefas de cada elemento da equipa, temos uma equipa tecnicamente débil, com duplicação de valências e talvez gente a mais!
Está inato ao lider a sua capacidade de se sobrepor aos seus subordinados. Um lider tem a caracteristica de ser ágil em seus pensamentos e atitudes, tomando decisões acertadas, não para se resolver problemas, mas sim evitando-os !!!
Paulo Martins
e se a discussão fosse agora esta: Temos um bom líder de governo? Temos bons líderes de opinião pública? tenho para mim que temos um mau lider de governo e os melhores lideres de opinião pública não se deixam manipular e por isso não lhe dão grande oportunidade.
sebastião penas
Uma definição que gosto muito: o líder formula a visão, declina-a na equipa e alinha a vontade e a acção dos seus membros em torno de objectivos comuns.
José Dias
Não é fácil ser um bom líder. Ter uma visão global de um projecto, ter talento o suficiente para reconhecer o talento e a humildade suficiente para reconhecer os seus erros mas sem quebrar a segurança que tem de passar sempre à sua equipa, e servir de suporte tanto aos elementos que lidera como ao empreendimento em si.
Lia Goncalves
Olá, Rui, exelente discussões bem pensado liderança e quipe, siguinifica opotunideda para uma pessoa lidera um grupo, para ele ser um lider, e preciso conhecimento na area de projetos no qual e direcionado, ele tem por obrigação conheçê seu limites tem que conheçê asi mesmos saber falar e ovir adireção da empresa que está contratando,o bom profissional e quele que aruma sua casa primeiro porque ela e sua carta de referencia, em qualquer lugar que ele chegar sera visto e reconhcido,um abraço amigo,visite www.projetoresh.com.br email fcofribeiro1@hotmail.com
Francisco Ribeiro Ribeiro
Interessante a discussão mas já pensaram que muito mais importante do que frases bonitas e sonoras é o líder ir ao GENBA, mostar que sabe e quer sujar as mãos com a sua equipa de trabalho? Quantos gestores de frases bonitas o fazem?
José Teixeira
Acredito que experiencias menos positivas como as relatadas por Antonio, possam ser fruto de insegurança e baixa auto-estima de chefias intermédias. Mas outro factor pode influenciar essa atitude reactiva: Infedilidade.
Um lider "veste a camisola", e neste caso saberá reconhecer o potencial de um liderado.
Definir objectivos concretos e participa-los é fundamental. A execução cabe aos liderados (para isso foram contratados), mas para inovar é necessario um envolvimento bilateral - "este é um projecto nosso!" - penso que as hierarquias são demasiadamente verticais e é urgente comunicar, simplificar, partilhar e sobretudo, fidelizar.
Olá Marta, toca num ponto fulcral e isso por vezes vê-se na forma como comunicamos: este é o nosso objectivo, devemos fazer assim, por onde nós devemos ir, etc...que é a utilização do plural em termos transversais. Claro que há alturas de responsabilização e distinção que podem e devem ser individuais, mas nunca esquecer que as mesmas podem advir de acções colectivas.
Um líder de excelência é composto por uma formula mágica, com alguns ingredientes base que todos conhecemos, mas o a quantidade essa aí é o segredo.
O q.b. dos ingredientes é que marca a diferença para conseguir direcionar a equipa para o objectivo comum.
No entanto, para mim uma das maiores competências que o líder tem ter e usar é da delegação de poderes.
O poder da informação já está nos colaboradores, não à porque a retrair, mas sim dar a oportunidade deles a partilhar e de desenvolver novas energias para o melhor desempenho da equipa e da organização.
Alexandra Bessa
A delegação para mim está muito relacionada com a criação e formação de autonomia por parte dos colaboradores e tem muito de confiança e estilo de liderança. Sou a favor de delegar mas é o próprio contexto que dirá se é vantajoso. Depois é saber se o líder quer delegar e sabe. Mas acredito cada vez mais que o segredo de uma boa liderança é o bom senso...para saber minimamente utilizar as boas ou muitas ferramentas que se tem.
Olá Rui, delegar poderes não é o mesmo que delegar tarefas, sendo o segundo caso uma forma de proporcionar autonomia e captar informação aos colaboradores. Bom senso, será por certo uma qualidade de excelência.
Marta Ferreira
Olá Marta, concordo consigo, não sei se disse o contrário, mas se o fiz, "my fault".
Ola Rui,
Penso que a Liderança seja um optimo tema de discussão, sobre o qual muitas entidades dispendem contínuos esforcos e enormes quantidades de fundos, permanentemente actualizando a percepção da sociedade em geral sobre as caracteristicas que se consideram essênciais para o desenvolvimento de um bom líder.
Como a Camila aponta, a automotivação é uma dessas caracteristicas, assim como a capacidade de garantir uma integração de todos os elementos de um determinado grupo.
A meu vêr, primeiramente um bom líder terá necessariamente que ser um optimo Comunicador, ser significativamente Experiente na sua área profissional e terá de ter um sólido plano laboral estruturado e em práctica. Estes serão três dos factores mais importantes a considerar quando se fala de Liderança. Justiça, Transparência e Motivação serão também outros factores que um bom líder terá de ter bem patentes.
Para terminar, um bom líder terá que merecer o respeito, carísma e lealdade do seu grupo de liderança.
Ola Rui, a minha opiniao esta alinhada com a sua. Quis apenas exemplificar o ponto de vista. Eu é que deveria ter "acrescentado".
Marta Ferreira
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