Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


terça-feira, 23 de abril de 2013

O novo livro começa a ganhar corpo...

O termo teaming é recente. Li-o e gostei do som, do que significa, do que pressupõe. Imagino acção, movimento, trabalho em equipa, um trabalho como qualquer outro mas que neste caso é o fazer equipas, trabalhar em equipa, é ter uma equipa em movimento conforme os diversos processos de grupo que isso inclui.


Teaming significa trabalhar em equipa. Não é o mesmo que a grande maioria de nós pensamos quando nos encontramos a trabalhar com pessoas no mesmo local ou estamos inseridos num grupo na nossa organização, empresa, etc. Trabalhar em equipa é como um pacote que tem variantes organizacionais, planeamentos, definição de tarefas, direcção, objectivos, coisas mais cinzentas que entrariam num cérebro colectivo mais do lado esquerdo. Do lado direito teríamos uma cor mais de movimento e emoções como o laranja com a motivação, vontade, reconhecimento, cooperação, dedicação, predisposição interpessoal, etc.

No meio temos os elos que ligam, facilitam. Os pilares que equilibram o que por vezes parece impossível. A motivação, comunicação, partilha, gestão de emoções vs objectivos, responsabilização, liderança. Uns mais importantes que outros. Depende do contexto, é certo, mas nunca como hoje, pilares como as relações interpessoais entre as diversas pessoas, a comunicação, resiliência, liderança, coabitar em prol de um compromisso colectivo tiveram tanto peso no resultado final de uma equipa a trabalhar para os seus objectivos.

Diria que hoje a grande diferença relativamente há uns anos – já no meu livro sobre ‘Como formar equipas de elevado desempenho’ abordava esta situação – o trabalhar em equipa não chega para viver, conquistar vitórias, superar objectivos, etc. Hoje exige-se que as pessoas trabalhem em equipa com eficiência e elevados desempenhos. Se esmerem. Esforcem, conquistem objectivos conjuntamente. Aprendam a colocar os compromissos colectivos ao lado ou à frente dos seus. Partilhem informação, porque ela é bastante mais poderosa quando usada comummente com a informação que outros também possuem.

Sem comentários: