Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O que realmente distingue as equipas de elevado desempenho é...

Quanto mais observo, quanto mais leio, quanto mais vivencio, quanto mais formações dou, quanto mais dinâmicas organizo e observo os comportamentos das pessoas e das equipas, mais clara fica esta ideia:

As equipas que conseguem manter elevados desempenhos por mais tempo - acima de tudo - são as que fazem de forma exemplar as coisas simples.

O que é isto de 'coisas simples'?

. Predisposição para escutar e compreender as ideias dos outros

. Muito feedback 'sentido'
. Observam e avaliam comportamentos e não as pessoas
. Partilham ideias coerentes e complementares (não implicando que não existam conflitos e divergências de ideias)

. As equipas são compostas por elementos que (ou na maioria) conseguem ter uma clareza na mensagem que passam e que recebem de tal forma eficiente que não criam atritos ou obstáculos por mensagens 'mal entendidas'
. Quase que advinham as acções dos outros colegas - flexibilidade cognitiva
. 'Desmontam' e desconstroem as suas acções em acções simples e fáceis de compreender e explicar ao colega

Se falássemos de Futebol seria pegar numa equipa e perceber que o jogo por muitas acções que tenha, uma grande percentagem são as tarefas e gestos técnicos que aprendemos quando nos iniciamos na modalidade: passe, recepção, desmarcação, cooperação, compromisso colectivo acima do individual, etc. E que neste 'campo', ou não falham ou falham muito pouco.

É certo que o talento é necessário, excelentes atletas e jogadores com um técnica acima da média, treinadores com provas dadas, etc. Mas quantas equipas não vencem tendo estes últimos pressupostos?

Nas empresas, aquelas acções simples fazem com que as pessoas facilitem a sua tarefa e a do outro, e que o outro facilite a nossa, e que haja um espírito de pertença, um compromisso colectivo assumido por todos, e uma clareza no dia-a-dia que - com conflito ou não - as pessoas resolvem os seus problemas e estão predispostas a estarem lá para somarem.

10 comentários:

Tiago Santos disse...

Fantastica Observação; ainda ontem comentava com amigos meus, O Porto de Villas Boas so fazia coisas que todos nós conseguiamos ver :) Coisas Simples, Gosto Muito

Tiago Santos disse...

Alias quando todos vimos um bom jogo de futebol o que por norma se Diz é; "Parece Facil" e nao sera mesmo facil?

José disse...

Partilha; envolvimento; compomisso; simplificação... realmente são "atributos" para o elevado desempenho de qualquer equipa! Plenamente de acordo, para quê "complicar" ? Muito bem!

José

Rui Lança disse...

Obrigado José pelo feedback!

Rui Lança disse...

Obrigado Tiago.

Sandra disse...

Para algo parecer fácil já muito trabalho foi realizado a priori! Parabéns pela clareza de raciocínio e bom senso!

Sandra

Rui Lança disse...

Obrigado pelo feedback (ferramenta :)! Simples, mas que também têm de ser formadas/treinadas.

E. Suzana F. Ramirez Liauw disse...

Ótimas observações, as coisas simples feitas com amor, fazem toda a diferença!

Nuno disse...

Costumo dizer que seríamos um país bem mais equilibrado se a maioria de nós conseguisse, desde novo, vivenciar uma experiência colectiva positiva (habitualmente no desporto)

Nuno

Rui Lança disse...

Nem mais Nuno, vê-se claramente indicadores diferentes de quem pratica desporto ou praticou na fase de criança desportos colectivos e com princípios de formação.