Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Liderança e Gestão de Equipas

"Liderança e gestão de equipas: Características pessoais e profissionais e condições de trabalho – o ponto de vista do treinador de equipas universitárias", trabalho realizado por Adelino António Gonçalves Pereira, André Manuel Marques Silva, Estrela Janete Soares Pereira, Vânia Alexandra Sousa Freitas

É um trabalho que pode ser consultado aqui. Para quem gosta destas áreas, acrescenta sempre algo.

Resumo

O presente estudo tem como objectivo obter dados sobre o ponto de vista dos treinadores de equipas de desporto universitário, em áreas distintas da sua actividade (características pessoais e profissionais e condições de trabalho) e analisar a forma como exercem o poder na relação com os atletas. A nossa amostra é composta por 9 treinadores e as suas idades variam entre 21 e 34 anos. Para tratamento dos dados procedemos a uma análise de conteúdo onde, através de um processo de abstracção, partimos das unidades de significado para obtermos propriedades, categorias e componentes. Como resultados obtivemos um total de 473 unidades de significado, 102 propriedades, 33 categorias e seis componentes. As componentes obtidas têm as seguintes designações: Competências, princípios e filosofia do treinador; Estilos de liderança e estratégias de gestão da equipa; Indicadores e factores de eficácia e sucesso profissional; Condições de trabalho e relação com a organização desportiva; Carreira e comprometimento pessoal; Dificuldades para a realização eficaz da tarefa (treino e competição). Para o futuro gostaríamos de sugerir a realização de um estudo aplicado a uma modalidade em específico.

1 comentário:

Rui Gomez disse...

interessante!
Bom post!
Obg Coach Rui!;)