Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


sábado, 22 de agosto de 2009

Inteligências emocionais de Guardiola

O Barcelona da época passada ganhou tudo o que havia para ganhar. As conquistas da Liga espanhola, Taça do Rei e Liga dos Campeões - o chamado "triplete" - transformara-se num feito impressionante, sobretudo se atendermos a que o técnico responsável pelo sucesso fazia a estreia absoluta como treinador principal.

O facto de Pep Guardiola ter sabido gerir, na perfeição, um balneário tão vasto e importante como o do Barcelona, chamou a atenção do mundo empresarial. Um processo idêntico ao que já tinha acontecido com Mourinho ou Scolari. Guardiola assumiu-se como um exemplo perfeito de "coach" para as multinacionais que actuam em Espanha. Uma espécie de "treinador" de motivações que tira o máximo rendimento dos trabalhadores e potencia a autoconfiança.

Segundo os especialistas, o maior mérito de Guardiola foi perceber, desde o primeiro momento, que todos os futebolistas têm personalidades diferentes, convertendo-se num perfeito gestor de conflitos. A chamada inteligência emocional.

Não é fácil encontrar, na mesma pessoa, todas as características que Pep Guardiola reúne. O treinador do Barça tem inteligência emocional para controlar as suas próprias emoções, autoconfiança, poder de autogestão, transparência, capacidade de adaptação a situações novas, ambição, optimismo, iniciativa, empatia com os seus jogadores, capacidade organizativa, intuição, influência, capacidade para delegar a sua liderança em campo, habilidade para lidar com o lado humano das pessoas, não criticar publicamente os seus e saber gerir conflitos. Estas são características fundamentais para um líder do mundo empresarial.

O mais provável é que Guardiola - avesso a grandes protagonismos e sempre humilde na forma como aborda o seu sucesso - não queira tirar partido destas qualidades fora do futebol. Mas certamente que o treinador do Barcelona não deixará de ser assediado para adaptar os seus conhecimentos ao mundo empresarial.

Retirado do DN

Sem comentários: