Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Coach do Treinador

Li hoje um artigo numa revista da especialidade que gostava de partilhar. É sobre os benefícios que o coaching pode ter sobre os treinadores e dado que já tinha lido outras coisas sobre o assunto, acrescentei mais alguma 'matéria'!

Na área do Desenvolvimento Pessoal o coaching ajuda a uma melhor gestão pessoal e controlo emocional. Ajuda a trabalhar as seis áreas do desenvolvimento de capacidades: auto-resolução; auto-motivação; confiança; auto-responsabilidade; identificação; e concentração.

Não nos esquecemos que os treinadores relacionam-se com pessoas, quer seja em desportos individuais ou colectivos. Como líderes, como potenciadores de comportamentos através dos seus próprios comportamentos, têm um papel fundamental nos resultados alcançados, nem que seja através do correcto 'clic'! Os treinadores têm o objectivo de maximizar o potencial e as capacidades de cada um, utilizar as ferramentas para que o todo seja maior que a soma de todas as partes.

Para além dos hardskills (conhecimentos tácticos, técnicos, dos adversários, metodologias de treino, biomecânica, fisiologia do esforço, etc.), tal como em outras profissões, carecem de uma ferramenta importante e que cada vez mais faz a diferença: os softskills.

Questões como observar para além do que se 'vê', questões relacionadas com o relacionamento interpessoal, a definição do estilo de liderança mais adequado, o potenciar a sua comunicação (observar, escutar, analisar e falar). Ajuda a definir os objectivos para a sua equipa e/ou para os seus atletas e a melhor forma de estruturar os procedimentos para melhorar a perfomance.

O coaching sobre os treinadores tem como principal missão elevar a perfomance de quem tem como missão potenciar a sua equipa a atingir níveis de desempenho elevados. Pode-se dividir o processo em quatro fases: 1) coaching a si próprio; 2) coaching à equipa; 3) definir comportamentos; 4) acções.

Como pode um coach ajudar um treinador? Através dos mecanismos referidos. Ajuda a dismistificar certas crenças e bloqueios e criar outro tipo de pensamentos. É sem dúvida uma descoberta pessoal e consciencializada dos valores, planos e metas. Não é alvo de coach quem pode ou precisa, mas quem quer. Apenas isso.

Sem comentários: