Coach do Coach

Os melhores profissionais e as melhores equipas têm um denominador comum: serem peritos nas competências intra e inter que perfazem as relações interpessoais entre todos os objectivos, as ferramentas e os meios.


terça-feira, 17 de julho de 2012

Quando as nossas expectativas têm um impacto poderoso no desempenho dos outros...

Espectacular esta história. Recomendo vivamente.

Quando as nossas expectativas têm um impacto poderoso no desempenho dos outros...

O efeito Pigmaleão é um fenómeno criado com base na mitologia grega. Pigmaleão era um escultor que certa vez esculpiu a estátua de uma bela mulher. Tão bela que se apaixonou por ela e todos os seus desejos e vontades fizeram com que esta se tornasse numa mulher de ...
carne e osso.

Rosenthal, professor de Harvard, estudou este fenómeno em contexto escolar: no início do ano lectivo, foi dito a 3 professores que devido ao seu magnífico desempenho teriam a oportunidade de leccionar uma turma de estudantes com resultados elevados, que foram selecionados com base no seu QI. Estes alunos teriam de ter evolução académica de 20 a 30%. Na verdade, estes alunos tinham sido escolhidos aleatoriamente. As aulas foram monitorizadas durante o ano lectivo e no final do ano, houve uma evolução cerca de 20 a 30% nas turmas assinaladas. Os professores estavam surpreendidos, ainda mais por que estes também foram selecionados aleatoriamente e não tinham tido desempenhos exepcionais.

Tirar o melhor das pessoas, ter o melhor desempenho depende fortemente das expectativas que temos delas. Seja como líder de uma organização ou de uma equipa, o nosso papel é tratar as pessoas de forma a apoiar ou sustentar a sua auto-confiança e acreditar que elas conseguem obter sempre os melhores resultados.

As nossas expectativas que temos acerca das pessoas guiam o seu desempenho. As pessoas tornam-se aquilo que pensamos e dizemos delas. Se não esperarmos muito das pessoas, então a probabilidade delas falharem é maior. Se esperarmos muito, então a probabilidade de serem bem sucedidas será maior.

Tirado do blog http://myviewofhumancapital.blogspot.pt/ (recomendo, está na lista do lado direito)

7 comentários:

rm disse...

Gosto disto!

rp disse...

Verdade

Muito bom!

Obrigada.

Anónimo disse...

Máximo Rui. E é uma grande verdade….

Ana

Elizabete disse...

Obrigada Rui,

As tuas “histórias” fazem-me muito bem e na realidade não servem apenas para a vida profissional…

Bem hajas,





Elizabete

Cristina disse...

Olá Rui

De facto embora o efeito de Pigmaleão tenha sido mais estudado pelas ciências da educação e pedagogia é de grande utilidade para observarmos os efeitos que as expectativas apriorísticas têm no desempenho das pessoas em qualquer organização, i.e., não exclusivamente de ensino.

Obrigada,

Bjs



CC

Rute M disse...

Obrigada. Adorei

Esta na parede do meu gabinete

Luis disse...

É o chamado “efeito Aurélio Pereira”!... “Boa miúdo, és o maior, vai para cima dele e parte-o todo, isso mesmo miúdo!”… E, depois…

Muito bom, vou guardar!

Gracias